A celebração ocorre anualmente no dia 19 de agosto. O Dia Mundial da Fotografia teve origem num processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre, em 1837.
Origem da Fotografia
Não é obra final de um único criador, pois ao longo da história, diversas pessoas foram intensificando as descobertas por esta que é considerada por todos como uma das maiores invenções do Homem. Serviu de origem para o Cinema e impulsionou o setor dos media, através do seu componente informativo.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho e coberta por outro elemento. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Outro francês, Daguerre, produziu no mesmo período, com uma câmera escura efeitos visuais num espetáculo denominado "Diorama". Daguerre e Niépce chegaram a montar juntos uma sociedade. Após a morte de Niépce, o seu colega conseguiu a proeza de reduzir o tempo de revelação – passando de horas para simples minutos.
As vantagens da Fotografia e as suas muitas utilidades levaram a que existisse na altura, especulações sobre o possível fim da pintura – motivo que inspirou o Impressionismo. Desde 1888 que esta invenção popularizou-se como produto de consumo: graças à empresa Kodak que abriu a sua atividade com um discurso de marketing, incentivando a procura pelas máquinas fotográficas comuns e o livre acesso das mesmas. Assim, as pessoas não necessitivam de recorrer a fotógrafos profissionais.
Grandes Mudanças a partir do final do século XX
A chegada da Fotografia digital "expandiu horizontes", pois permitiu acelerar processos, facilitou a produção, os custos ficaram acessíveis a qualquer pessoa comum e o armazenamento, quase ilimitado contribuiu para que em 2016 continuemos a celebrar o Dia Mundial da Fotografia.