No dia em que Mário Viegas faria 75 anos de vida, a Antena 1 dedica uma emissão especial ao ícone do teatro e da cultura portuguesa. Jorge Afonso propõe “Uma Noite em Forma de Assim” — assim, isto é, um tributo a uma vida dedicada ao palco, enquanto ator, encenador e declamador.
Entre as 21 e as 23h, na Antena 1, a emissão contou com a presença dos convidados Hélia Viegas, Ana Viegas Cruz, José Carlos Alvarez e José Moças.
Recordar Mário Viegas
Mário Viegas brilhou tanto no teatro como no cinema, entre interpretações únicas com a paixão pelas palavras que o acompanhou por exemplo em programas de recitação de poesia na televisão, cativando o público com a sua voz e linguagem corporal. Partilhou também momentos hilariantes em filmes de sketches humorísticos sem palavras.
Foi fundador de três companhias teatrais e foi, enquanto encenador e/ou diretor artístico, responsável pela adaptação e encenação de obras clássicas de autores como Samuel Beckett, Eduardo De Filippo, Anton Tchekhov, August Strindberg, Luigi Pirandello ou Peter Shaffer. Gravou uma extensa discografia, com poemas de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Cesário Verde, Camilo Pessanha, Jorge de Sena, Ruy Belo, Eugénio de Andrade, Bertolt Brecht e Pablo Neruda, entre outros.