Todas as semanas Diamantino José, Rui Alves de Sousa, Daniel Mota e Nuno Galopim, quatro ávidos espectadores de séries, e os seus convidados, falam sobre o que andam a ver no “Fora de Série”, podcast da Antena 1 cujos novos episódios surgem a cada sexta-feira tanto nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts como na RTP Play.
Esta semana começamos por abordar a minissérie de 2023 “Lições de Química” (Apple TV+), baseada no romance com o mesmo título de Bonnie Garmus. Protagonizada por Brie Larson, que interpreta o papel de Elisabeth Zott, uma brilhante química que sonha poder liderar um projeto de investigação num tempo (anos 50) em que apenas aos homens estão a ser concedidos fundos para trabalhos nesta área no instituto em que trabalha. Um acaso leva-a a um estúdio de televisão no qual acaba por ser chamada para apresentar um programa de culinária no qual não só dá lições de química como fala sobre o papel da mulher na sociedade.
“Um Homicídio No Fim do Mundo” (Disney+) é uma minissérie de quatro episódios estreada também este ano. Criada por Brit Marling, autora de filmes como “Another Earth” ou “The East”, esta história, que apresenta no elenco nomes como Emma Corrin ou Clive Owen, é um thriller com alma indie que nos transporta até um retiro numa localidade bem afastada do buliço das grandes cidades e no qual uma morte súbita levanta a possibilidade de ali ter ocorrido um homicídio.
A fechar o episódio desta semana há ainda tempo para falar de um clássico da história da ficção científica criada para televisão. Já com 60 anos de história, num percurso iniciado em 1963, “Dr Who” conta-nos as histórias de um alienígena, um “timelord” que viaja pelo espaço e pelo tempo. Fenómeno de culto, sobretudo no Reino Unido, “Doctor Who” continua a gerar novas descendências.