A Feira cumpre objetivos de transmissão dos valores ancestrais da Dieta Mediterrânica, legado das civilizações que originaram a nossa identidade, língua e cultura. Estimula relações humanizadas de cooperação, de confraternização entre gerações, de partilha de objetivos e recursos comuns.
O programa de 2018 reflete o trabalho de parceria alargada, com a feira institucional e presença de outros países, de instituições nacionais e regionais, mercado de produtores, mostras botânicas, praça da convivialidade e restauração, provas gastronómicas e petiscos, música e outras artes performativas, poesia, exposições, projeções, visitas ao património e às colecções de fruteiras, e muitas outras novidades.
A feira contará com stands institucionais, mercado de produtores, aconselhamento nutricional e cardiovascular, jardim mediterrânico, exposição de sementes e variedades endógenas, “Vaivém” do Oceanário de Lisboa, atividade física promovida por ginásios locais, carrossel ecológico, homens-estátua, exposições no Museu Municipal de Tavira, conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica.