A 12.ª edição do IKFEM Festival Tui-Valença realiza-se de 17 a 21 de julho, nas margens do Rio Minho, com concertos únicos que cruzam a cultura e a mestria dos músicos Portugueses e Espanhóis, sem esquecer a história e o património.
A abertura do festival está a cargo de Salvador Sobral e Marco Mezquida que apresentam, dia 17 de julho, o concerto inédito “Cosa de dois”, nas Cortinas de São Francisco, na Fortaleza de Valença. No mesmo local, a 19 de julho, o espetáculo “70 Voltas ao Sol”, de Jorge Palma com a Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, que vai interpretar os temas mais emblemáticos do músico e compositor português, com arranjos de Filipe Melo e Filipe Raposo, sob direção musical de Cesário Costa. Dia 20, os pianistas Chano Domínguez & Mário Laginha, ícones da geração mais internacional do jazz ibérico, apresentam “Puro Jazz Ibérico”, um dialogo a quatro mãos na Alameda de Santo Domingo, em Tui.
No Balcão IKFEM, os músicos vão discutir diversos temas: “Música para compartilhar na fronteira” com o maestro e diretor musical Cesário Costa; “Malas para a Eurovisão: Lisboa e Barcelona” com Salvador Sobral e Marco Mezquida; e “Marca ibérica: jazz, flamenco e fado” com Mário Laginha e Chano Domínguez.
A Ponte Internacional voltará a receber o melhor das duas margens, dia 20 de julho, numa mostra enogastronómica e criativa aberta a todos.