Começamos em Cascais com uma exposição no Centro Cultural: “Coco Chanel, além da moda”, uma viagem pela vida da estilista contada através de fotografias, obras de arte e, claro, peças de vestuário. Uma maneira diferente de conhecer uma das mulheres mais influentes do mundo da moda, numa exposição que cruza várias décadas, artes e artistas que conheceram e trabalharam com Coco Chanel. Por exemplo: sabiam que Salvador Dalí desenhou o frasco do perfume Chanel n.º 5?
Uma de várias curiosidades para descobrir em “Coco Chanel, além da moda”, exposição que a organização diz mostrar “uma outra faceta de Coco Chanel, dando a conhecer uma vontade meritória de não se deixar ficar pela sua já conquistada marca de roupa e acessórios, estimulada que foi por outros grandes talentos que a admiravam”. Está patente no Centro Cultural de Cascais até 3 de novembro, de terça a domingo das dez às seis. Podem saber mais em fundacaodomluis.pt
Agora temos outra exposição em Oeiras, e que é gratuita: “Censura: a Defesa do Respeitinho”. Mais uma iniciativa no âmbito dos 50 anos do 25 de abril e que foi feita a partir do espólio do Arquivo Ephemera, que de acordo com a organização, quer revelar, “através de documentos originais do Arquivo Ephemera, a face oculta da Censura, convidando ao debate sobre a defesa dos valores da Liberdade e da Democracia”. Pelas imagens que conseguimos ver a exposição tem um visual muito forte e vincado, juntando recortes de jornais, livros e outra documentação para dar uma perspetiva diferente sobre os tempos do lápis azul. A exposição “Censura: a Defesa do Respeitinho” está patente até 28 de dezembro no Palácio do Egipto, de terça a sábado das onze às cinco. Podem saber mais em ephemerajpp.com, ephemera com ph.
Uma sessão de leitura para amanhã! Será às três na Biblioteca de Praia de Santa Cruz, com o livro “O Incrível Rapaz Que Comia Livros” de Oliver Jeffers. Os mais novos podem ficar a conhecer a história deste rapaz com um apetite particular. É necessária inscrição, saibam mais em cm-tvedras.pt.
E estreou mais um filme da saga Alien! Como quase todas as sequelas, esta tem sido recebida com um misto de reacções do público e da crítica… chama-se “Alien Romulus”, é realizado por Fede Alvarez, e a sua história passa-se entre os dois primeiros filmes da saga, e os únicos que reúnem mais consensos ainda hoje, portanto há esta vontade de regressar às origens… será que irá funcionar ou será mais do mesmo? Para saber é preciso ir ver “Alien Romulus”, estreou na quinta feira passada em Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora, Faro e nas ilhas do Funchal e de Ponta Delgada.