Começamos em Sintra com a décima edição do MUSCARIUM, o festival de artes performativas que vai voltar a espalhar cultura por todo o concelho. Até 22 de setembro há residências artísticas, concertos, teatro para os mais novos e para os adultos e um workshop de teatro e dança. Muitos artistas presentes em conversas e convívios. Uma residência artística acontece de hoje a 5 de setembro na Escola Secundária de Santa Maria, com ensaio aberto no dia 6 às quatro.
No mesmo dia há o espetáculo para jovens e adultos “O Rapto da Rainha Vitória” às nove da noite no Auditório Municipal António Silva, uma peça em que a rainha Vitória quer felicitar Fernando Pessoa por ter sido distinguido com o prémio com o nome da rainha… mas a rainha já morreu há dois anos, o que é que se vai passar? Enfim, há muita coisa para ver de hoje a 22 de setembro no MUSCARIUM#10, a programação completa está disponível em teatromosca.com.
E em Santa Cruz também começa hoje, mas vai até sábado, a 17.ª edição do STATIC, o Festival de Estátuas Vivas! Entre hoje e sexta, das nove e meia às onze e meia da noite, vão-se apresentar os 22 participantes da edição deste ano na Rua José Pedro Lopes. Vão estar à prova, pois o júri vai qualificar os melhores para a grande final, que acontece no sábado às nove e meia no Largo Jaime Batista da Costa. Aqui o público também vai premiar a melhor estátua viva!
Além destas performances, o Static terá uma oficina para os miúdos entre os 7 e os 15 anos, que vão poder aprender “técnicas de caracterização, de preparação de figurinos e de preparação performativa (exercícios de aquecimento e relaxamento e de interação com o público)”. Formação dada por Carlos Ferreira na Pousada da Juventude de Santa Cruz no sábado entre as três e as seis. Inscrições gratuitas! Saibam mais sobre o Static em cm-tvedras.pt.
Agora vamos até Ferreira do Zêzere! O Centro Cultural Alfredo Keil está com a exposição “50x Abril – Arte e Factos da Nossa Revolução”. Uma viagem no tempo a esse período histórico com muitos documentos da época, cartazes, folhetos, comunicados e obras de arte, mais de 300 peças para ver e que, de acordo com a organização, “despertam emoções e memórias, histórias, desejos, perguntas e reflexões”. Uma exposição que tem muita informação mais ou menos conhecida sobre o 25 de Abril e tudo o que aconteceu até 1976. “50x Abril” pode ser visitada então até 31 de outubro no Centro Cultural Alfredo Keil, para já só às quintas e sábados, das duas às cinco.
A Biblioteca Municipal de Ílhavo vai fazer amanhã 19 anos e convida todos a participarem na festa! Há uma exposição de ilustração à volta dos 50 anos do 25 de abril, outra que se chama “Manifesto do Coração”, um programa de rádio e muito mais com sessões para as crianças, workshops e conversas ao longo dos próximos dias! Informações em cm-ilhavo.pt
Dois filmes para hoje a fechar: em Braga às nove e meia o Theatro Circo vai passar “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman. Um clássico para ver e rever.
E o outro filme é em Setúbal hoje às nove no Fórum Luísa Todi: “Um Lobisomem Americano em Londres” é uma das comédias de terror mais célebres dos anos 80, com dois amigos americanos a fazerem uma viagem até Inglaterra onde um deles transformar-se-á num lobisomem. Tem efeitos especiais que continuam impressionantes e é muito divertido. Para ver ou rever hoje às nove em Setúbal, entrada livre!