O objetivo principal do Projeto Solidário Maratona da Saúde é aprofundar o conhecimento das doenças sem cura e acelerar a descoberta de terapêuticas mais eficazes.
Este ano em destaque: Conhecer o cancro.
- 6ª feira 29 março: Dia Solidário Maratona da Saúde
- 5ª feira 28 março: Dra Gabriela Sousa – Cancro hereditário (Ouça no RTP Play)
A Dra. Gabriela Sousa é médica oncologista no IPO de Coimbra e vai falar sobre testes genéticos que podem ser utilizados para prevenir alguns tipos de cancro como por exemplo o do ovário e da mama.
4ª feira 27 março: Dra. Paula Ravasco – Nutrição (Ouça no RTP Play)
A Dra. Paula Ravasco é médica e nutricionista e desenvolve investigação na área da nutrição relacionada com a oncologia. Vai explicar como a alimentação pode ajudar pessoas com doença oncológica e como pode ser importante para prevenir alguns tipos de cancro.
- 3ª feira 26 março: Susana Lima _ Caso de vida Leucemia Infantil (Ouça no RTP Play)
Susana Lima é investigadora na Fundação Champalimaud e vai falar da história do seu filho de 7 anos que tem leucemia.
- 2ª feira 25 março _ José Mendes: Caso de Vida Cancro do testículo (Ouça no RTP PLay)
José Mendes foi diagnosticado com cancro do testículo e uma das suas principais preocupações era se algum dia poderia vir a ter filhos. Já passaram 10 anos desde o diagnóstico, o cancro ficou tratado e atualmente tem 2 filhos.
- 6ª feira 22 março: Conceição Dias – caso de vida cancro genético (Ouça no RTPPlay)
A Conceição já desenvolveu dois tipos cancro que se verificaram ser de origem genética. Vários familiares próximos também desenvolveram cancro. O facto de ter realizado testes genéticos permitiu conhecer melhor a sua origem e aconselhar tratamentos preventivos a outros membros da sua família.
- 5ª feira 21 março: Laura Esteves – Caso de vida cancro do pulmão (Ouça no RTPPlay)
Laura Esteves tem foi diagnosticada em 2017 com um cancro do pulmão em estadio 4 (muito grave). Quando foi detectado já tinha metástases no cérebro e mais tarde no músculo do glúteo, no pescoço e na mama. Os tratamentos de imunoterapia a que foi sujeita estão a ter um efeito muito positivo e o cancro está a regredir totalmente.
- 4ª feira 20 março: Dr. Emanuel Esteves – Tabagismo (Ouça no RTPPlay)
O Dr. Emanuel Esteves é médico e presidente do Conselho Executivo da COPPT (Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo).
3ª feira 19 março: Dr. José Dinis – Ensaios Clínicos (Ouça no RTPPlay)
- 2ª feira 18 março: Dra Rita Fior – Medicina personalizada (Ouça no RTPPlay)
Rita Fior é investigadora na área do cancro mas é também um caso de vida com uma história de família para contar. O trabalho de Rita consiste em tentar prever qual o melhor tratamento para cada doente e como cada doente irá reagir a ele.
- 6ª feira 15 março: Prof. Maria Gomes da Silva – Cancro hematológico (Ouça no RT Play)
A prof. Maria Gomes da Silva é médica hematologista e diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa. Vai falar sobre cancro hematológico.
- 5ª feira 14 março: Noémia Silveiro – Programa Saúde + SCML (Ouça no RT Play)
Noémia Silveiro é diretora do Programa Saúde + Próxima da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Este Programa visa atuar na prevenção de várias doenças, incluindo o cancro da pele, organizando vários tipos de rastreios à população na área de Lisboa.
- 4ª feira 13 março: Dra. Gabriela Sousa – cancro da Mama Metastático (Ouça no RT Play)
A Dra. Gabriela Sousa é médica e diretora do serviço de oncologia médica no IPO de Coimbra. Vai falar sobre cancro metastático.
- 3ª feira 12 março: Dra Fátima Ferreira – Leucemia (Ouça no RT Play)
A Dra. Fátima Ferreira é Médica Hematologista do Hospital de São João no Porto e Presidente da ADL – Associação de apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma. Vai falar sobre cuidar de doentes com leucemias e linfomas e sobre a evolução nos tratamentos nesta área.
- 2ª feira 11 março: Carla Oliveira – Cancro gástrico genético (Ouça no RTP Play)
A Dra. Carla Oliveira lidera um grupo de investigação na área do cancro gástrico genético no I3S (Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto). O seu trabalho tem como objetivo identificar biomarcadores que permitam diagnosticar precocemente e tratar este tipo de cancro.
- 6ª feira 8 março: Tamara Milagre – Cancro Hereditário (Ouça no RTP Play)
Tamara Milagre é presidente da Associação EVITA que tem como principal missão informar e consciencializar a sociedade para o risco do cancro hereditário. Entre estes contam-se por exemplo alguns cancros da mama e do ovário.
- 4ª feira 6 março: João Maia Silva – Cancro Cutâneo (Ouça no RTP Play)
O Dr. João Maia Silva é médico dermatologista do Centro de Dermatologia do Hospital Cuf Descobertas e Membro da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo. Nesta entrevista vai falar nos principais sinais de alerta e prevenção do cancro da pele.
- 3ª feira 5 março: Sandra Lucas Cancro da Mama (Ouça no RTP Play)
Numa altura em que tinha sido mãe recentemente Sandra Lucas foi diagnosticada com um cancro da mama metastático. Passados vários anos continua a sorrir e a viver com o cancro e a encará-lo de forma muito positiva.
- 2ª feira 4 março: Sérgio Dias Cancro e biologia vascular (Ouça no RTP Play)
Sérgio Dias lidera um grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes na área do Cancro. O seu trabalho pretende descobrir os mecanismos que estão envolvidos na relação entre os vasos sanguíneos e o inicio e a progressão do cancro.
- 6ª feira 1 março: Peter Jordan – Premiado Maratona da Saúde – Cancro do Cólon (Ouça no RTP Play)
O Dr. Peter Jordan ganhou um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação em Cancro, na primeira edição, e a investigação que desenvolve no Instituto Dr. Ricardo Jorge visa perceber a relação entre a inflamação crónica e o desenvolvimento de cancro do cólon.
- 5ª feira 28 fevereiro: Hugo Sousa – HPV e Cancro do Colo do Útero (Ouça no RTP Play)
O Dr Hugo Sousa é Médico e Investigador do ICVS, em Braga e do IPO do Porto. Vai falar da importância da vacinação contra o HPV para prevenir o cancro do colo do útero.
- 4ª feira 27 fevereiro: Ana Teresa Maia – Premiada Maratona da Saúde – Cancro da Mama (Ouça no RTP Play)
A Dra. Ana Teresa Maia ganhou um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação em Cancro, na primeira edição, e vai falar como o seu trabalho na Universidade do Algarve, está a contribuir para perceber melhor a origem genética do cancro da mama.
- 3ª feira 26 fevereiro: Pedro Castelo Branco – Premiado Maratona da Saúde – Cancro da Mama (Ouça no RTP Play)
O Dr. Pedro Castelo Branco ganhou um dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação em Cancro, na primeira edição, e vai falar como o seu trabalho na Universidade do Algarve, pode contribuir para encontrar um método não invasivo para deteção do cancro da mama.
- 2ª feira 25 fevereiro: Sofia Rodrigues – Maratona da Saúde (Ouça no RTP Play)
Sofia Rodrigues é diretora executiva da Maratona da Saúde e vai falar sobre a importância do envolvimento da sociedade civil no financiamento da investigação científica em Portugal e como qualquer pessoa pode participar.
À semelhança do que acontece noutros países, onde o formato tipo Telethon já existe há várias décadas, também em Portugal a Maratona da Saúde e a RTP, em colaboração com vários parceiros imprescindíveis, têm construído um caminho de sucesso e contribuído significativamente para o aumento da informação sobre saúde e investigação biomédica na estação pública nacional, derivado dos conteúdos já produzidos nas 4 edições anteriores nas áreas do Cancro, Diabetes, Doenças Neurodegenerativas e Doenças Cardiovasculares.
Destacamos deste trabalho as mais de 70 rubricas em programas daytime da RTP1 e RTP Internacional, as mais de 80 rubricas na rádio (Antena 1, 2 e 3) e os 4 espetáculos solidários emitidos em direto, durante várias horas consecutivas, nos canais da RTP (maratonas televisivas solidárias). Até à data participaram mais de 100 médicos, investigadores e outros profissionais de saúde, e cerca de 30 casos de vida, que sensibilizaram e promoveram o aumento do conhecimento sobre os vários temas abordados.
Ao longo dos primeiros 4 anos da Maratona da Saúde foram angariados pela sociedade civil acima de 350 mil euros, através dos espetáculos solidários anuais na RTP, eventos solidários e apoios de empresas. Esta verba está a permitir cumprir a missão da Maratona da Saúde, incluindo o financiamento do trabalho de 12 cientistas nestas áreas, através dos Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica."