De 9 a 11 de Outubro, o Centro de Congressos de Lisboa é palco da edição 2021 do Radiodays Europe, evento anual que reúne profissionais e empresas ligadas ao setor da indústria da rádio.
O evento estava anteriormente previsto para Março do ano passado mas a pandemia obrigou na altura ao seu adiamento.
No momento da escolha de Portugal para ser sede da reunião, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, recordou os tempos em que também ele foi autor de programas na rádio, afirmando que “Portugal e a Rádio têm em comum serem plataformas de culturas, civilizações, continentes e oceanos!”.
PRINCIPAIS GRUPOS DE RÁDIO EM PORTUGAL, JUNTOS
Portugal apresentou em 2018 a sua candidatura à realização da Conferência que todos os anos tem um anfitrião diferente. Os três principais grupos de rádio no nosso país juntaram-se no objetivo de garantir o evento: RTP (Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP Africa e RDP Internacional), Media Capital Radios (Radio Comercial, M80, Radio Cidade, Smooth FM e Vodafone FM) e o Grupo Renascença Multimédia (Radio Renascença, RFM, Mega Hits e Rádio Sim). A escolha da cidade de Lisboa recebeu comentários das três entidades parceiras na candidatura.
“Este é um momento especial para receber o Radiodays. A pandemia foi um tempo especialmente difícil para o mundo. A rádio mostrou de novo a sua resiliência. E rapidamente voltou a valores de audiência globais que tinha no início de 2020, os mais altos dos últimos 15 anos. Este é o momento de aproveitar oportunidades, tendências, tecnologias e plataformas. O Radiodays em Portugal é chave para que os stakeholders nacionais testemunhem a vitalidade do setor”, referem os grupos de rádio nacionais.
“Queremos que seja um encontro bem vivido por todos, sejam profissionais da rádio, marketeers, agências, anunciantes ou universitários. Num momento em que o consumo de rádio nos orgulha como indústria, a realização do Radiodays em Portugal será uma ocasião única para partilhar paixão e conhecimento sobre o presente e o futuro deste meio tão especial” – concluem.
A CONFERÊNCIA
Com as normas e limitações ainda existentes, apesar das muitas centenas de delegados presentes em Lisboa, o Radiodays Europe 2021 terá um formato híbrido, permitindo que milhares de outros profissionais acompanhem o evento através de streamings em direto das várias sessões.
Serão mais de 50 sessões com tópicos distintos que vão dos conteúdos de programação à música, da informação e podcasts à distribuição por streaming, das novas tecnologias e inovação até à eficácia que anunciantes procuram na rádio para projectar as suas marcas.
Tendências na área da produção radiofónica expostos e debatidos por especialistas e produtores de rádio premiados, com visões que influenciam o futuro da indústria. O presente, evolução e futuro da rádio. Os desafios digitais e a alteração dos tradicionais modelos de negócios com a chegada de novos players.
O evento conta também com a presença de empresas que expõem os seus serviços e tecnologia.
Esta é, por ser em Portugal, uma oportunidade para que muitos mais profissionais e as empresas ligadas ao sector, se possam envolver e participar.
Estarão presentes provenientes de estações de rádio privadas e públicas de mais de 50 países. Da Europa, à América do Norte, América do Sul e Austrália.
LISBOA, NOVA ANFITRIÃ
A primeira Radiodays Europe realizou-se em 2010 em Copenhaga, numa colaboração nórdica entre grupos públicos e privados da Suécia, Noruega e Dinamarca, que tinham antes uma conferência de rádio conjunta. A partir de 2012, o Radiodays Europe começou a sua itinerância, com a sede escolhida em Barcelona. Em 2013 foi a vez de Berlim. Depois Dublin em 2014, Milão em 2015, Paris em 2016, Amesterdão em 2017, Viena em 2018 e Lausanne em 2019. Agora, chega a Lisboa. O RDE2021 terminará no dia 11 de Outubro com a sessão onde será anunciada a Sessão anfitriã de 2022.
Site Oficial da Conferência – http://radiodayseurope.com