Na semana em que o Museu Nacional da Música inaugura a sua nova casa no Palácio Nacional de Mafra, esta reportagem revela a história quase secreta de um instrumento singular das reservas: o cacofone.
Dentro de uma caixa de madeira azul-escura, vinte e seis pequenas taças de barro afinadas atravessam décadas de esquecimento. Foi um oleiro do século XIX, José Rodrigues dos Santos, quem as moldou, partiu e voltou a moldar até chegar à afinação perfeita.
A investigação conduzida pela musicóloga Helena Romão permitiu reencontrar as netas e bisnetas do construtor e até pistas de que o cacofone poderá ter subido a palco num concerto lisboeta em 1886.
Com o Museu da Música a instalar-se agora em Mafra, o cacofone passa a integrar uma nova narrativa, ao lado dos carrilhões e de peças como o Stradivarius e o cravo Tascan. E há quem defenda que este instrumento improvável, feito de barro, nasce precisamente da inspiração do carrilhão.
“Cacofone” é uma reportagem de Isabel Meira.
A Antena 2 também vai assinalar a inauguração das novas instalações do Museu Nacional da Música com uma emissão especial em direto do Palácio Nacional de Mafra, dia 22 de Novembro, entre as 16h e as 18h.