"Comboio Noturno Para Lisboa" de Bille August, com Jeremy Irons, adaptado da obra de Paul Mercier é filme Antena 1.
A vida de Raimund Gregorius é muito bem organizada, mas monótona e previsível. 0 Professor de Latim, de 57 anos, vive num minúsculo apartamento em Berna, vai a pé todos os dias para a escola onde ensina uma disciplina que interessa pouco à maioria dos alunos, e, à noite, incapaz de adormecer, joga xadrez consigo próprio.
O dia que vai mudar a sua vida, começa como um outro dia qualquer. Quando atravessa a Ponte, no caminho para a escola, vê uma mulher jovem, com um casaco de pele vermelha, prestes a atirar-se ao rio. Raimund salva a vida desta mulher e, inadvertidamente, ela salva a vida dele. A mulher acompanha-o até à escola e, no caminho, Raimund pergunta-lhe se tem noção de que pode mudar a sua vida num instante.
Quando a enigmática mulher se esquece do casaco vermelho na sala de aula, Raimund corre atrás dela, para surpresa dos seus alunos.
Não a consegue encontrar mas, no bolso do casaco, descobre um livro e dois bilhetes de comboio para Lisboa. Raimund chega à Estacão no momento em que o comboio está prestes a partir.
Não descobre a mulher em lado nenhum e, inexplicavelmente e no último minuto, embarca no comboio. Durante a viagem, Raimund começa a ler o livro – um profundo trabalho de Amadeu Prado, um médico português, revolucionário e filósofo. Quando Raimund chega a Lisboa esta ansioso por conhecer o homem cujas palavras o tocaram profundamente.
Mas Amadeu morreu já há muito tempo e Raimund decide procurar a irmã mais velha e alguns dos amigos do escritor.
Como um detetive obcecado por um caso, Raimund junta gradualmente as peças de uma intrigante história de amizade e relações familiares, opressão e revolução, lealdade e traição, amor e ciúme, de luta contra o regime de Salazar.
O brilhante intelecto e extraordinária capacidade de observação de Amadeu dão aos acontecimentos uma profundidade para além da narrativa. Raimund conhece então Mariana Eça, uma oftalmologista que o apresenta a um tio que conheceu Amadeu durante o período revolucionário, e que pode ajudar Raimund nas suas investigações.
Mariana faz realçar um outro lado de Raimund, ajudando-o a ver tudo de forma mais clara, quer em termos literários quer em termos metafóricos.
A perspetiva de um romance começa lentamente a desenvolver-se entre Raimund e Mariana. Acabam por viajar até Espanha, para conhecer Estefânia, a mulher que Amadeu amou e que pode preencher as peças que faltam da história de Amadeu.
Ao explorar a vida do escritor, Raimund reflete sobre a sua própria vida.
No final, no limiar do embarque do comboio noturno para Lisboa, Raimund é confrontado com a mesma pergunta que fez a mulher jovem no dia em que a conheceu: Tens noção de que podes mudar a tua vida num instante?