Foto de Manuel Teles
Já se ouve na Antena 1 o single "Para Namorar Morena" de "Quatrada" o novo disco dos Galandum Galundaina a ser editado brevemente.
Para Namorar Morena
A música "Para Namorar Morena" é uma musica que se cantava ao serão. A melodia é muito característica das terras de Miranda.
Galandum fez os arranjos e as harmonizações.
A segunda parte da melodia é original de galandum, bem como as letras.
Esta é uma criação à volta de melodias antigas, e tem a ver com uma necessidade de renovar repertórios com uma finalidade de inovação estética.
Quatrada
Este disco que reflete os quase 20 anos de evolução do grupo, baseia-se em muitos temas tradicionais e outros originais.
Os Galandum Galundaina têm ao longo dos anos procurado uma linguagem moderna para uma tradição que nos vem no sangue pela aprendizagem direta destas músicas nos colos das mães, avós e vizinhos.
*****
"Galandum Galundaina faz parte da genealogia de uma região com um património musical e etnográfico único, que durante muito tempo ficou esquecido. Ao longo dos últimos 20 anos o grupo contribuiu para o estudo, preservação e divulgação da identidade cultural das Terras de Miranda, Nordeste Transmontano.
O seu trabalho de investigação e recolha, junto de pessoas mais velhas com conhecimentos rigorosos do legado musical da região, a par da formação académica na área da música, concretizou-se num sentido renovado no modo de entender as sonoridades que desde sempre conheceram. Com a sua música não procuram criar novos significados, mas antes descrever os lugares e a vida; encontrar as raízes que permitem que a cultura se desenvolva.
Para além da edição de três discos e um DVD ao vivo, o trabalho do grupo inclui a padronização da gaita-de-foles mirandesa, a construção de instrumentos tradicionais (usados em concerto), a organização do Festival itinerante de cultura tradicional “L Burro i l Gueiteiro”, bem como a produção e programação de outros festivais/eventos relacionados com a cultura tradicional.
Em palco os quatro elementos apresentam um repertório vocal e instrumental na herança do cancioneiro tradicional das Terras de Miranda, onde as harmonias vocais e o ritmo das percussões nos transportam para um universo atemporal. Das memórias da Sanfona, da Gaita-de-foles Mirandesa, da Flauta pastoril, do Rabel, do Saltério, do Cântaro, do Pandeiro mirandês, do Bombo e da Caixa de Guerra do avô Ventura, nasce uma música que acumula referências, lugares, intensidades, tempos. Para Galandum Galundaina a música não se inventa; reencontra-se.
Os álbuns editados têm tido uma excelente apreciação pela crítica especializada. Em 2010 para além da atribuição do Prémio Megafone, o álbum Senhor Galandum foi reconhecido pelos jornais Público e Blitz como um dos dez melhores álbuns nacionais. Do seu roteiro fazem parte alguns dos mais importantes Festivais de World Music/Folk em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Marrocos, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia."
Fonte: Facebook Galandum