Com obras de Chiara Bersani e Marco D’Agostin, El Conde de Torrefiel, Sofia Dias e Vítor Roriz, Begüm Erciyas e Daniel Kötter, Stefan Kaegi, Ari Benjamin Meyers, Émilie Rousset
Da tarde ao pôr-do-sol, passamos um dia na natureza para explorar as planícies e a floresta da Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais, e descobrir sete projetos artísticos em diálogo com a paisagem. O encenador suíço Stefan Kaegi, do coletivo Rimini Protokoll, e a curadora artística Caroline Barneaud convidaram nove artistas de países europeus para partilharem a sua visão da paisagem natural. Esculturas musicais, intervenções teatrais, áudio-guias filosóficas e uma experiência de realidade virtual criam uma experiência coletiva inesquecível. À medida que entramos em paisagens imaginárias que despertam os nossos sentidos e mapeiam o que pode e o que não pode ser observado, mergulhamos numa investigação surpreendente sobre a relação entre seres humanos e o seu ambiente, entre a natureza e a cultura.
“Paisagens Partilhadas” faz parte do projeto europeu Performing Landscape, resultado de uma colaboração com instituições e organizações de Espanha, Itália, Portugal, Áustria, Eslovénia, Alemanha, Suíça e França. Artistas, instituições culturais e cientistas desenvolvem uma reflexão sobre as noções de arte, paisagem e território, ao mesmo tempo que desenham um mapa visível e invisível dos diferentes lugares europeus que visitam, desvendando os espaços que partilham através do prisma das artes e das ciências. Uma forma diferente de olhar e reinventar a Europa em conjunto. A Quinta do Pisão em Cascais será a “paisagem partilhada” portuguesa deste projeto europeu.