Cerca de mil desenhos integram o 19º PortoCartoon-World Festival, que se espalha pelo Grande Porto. O tema central – Turismo – levou centenas de cartoonistas a refletirem sobre a (in)sustentabilidade do Turismo atual.
O tema, baseado na caraterização emblemática da ONU para 2017, ativa a crítica sobre grandes temas internacionais, como tem acontecido desde a primeira edição do PortoCartoon, em 1999.
Cau Gomez cartunista e caricaturista brasileiro, residente em Salvador, será o artista que animará artisticamente, de
outubro a dezembro, a casa do cartunista pertencente ao Museu Nacional da imprensa.
A mostra principal do certame de humor está patente no Museu Nacional da Imprensa, onde podem ser apreciados cerca de 520 desenhos e esculturas. As exposições dos Prémios Especiais de Caricatura (categoria iniciada em 2013) subordinados este ano a Pablo Picasso e António Guterres podem, também, ser visitadas no MNI.
A elevada qualidade dos trabalhos levou o júri internacional a atribuir 28 Menções Honrosas a artistas de países tão diferentes como:
- Bélgica (1)
- Brasil (4)
- China (1)
- Espanha (2)
- Egito (1)
- EUA (1)
- Irão (1)
- Itália (2)
- Polónia (2)
- Portugal (7)
- Rússia (1)
- Sérvia (1)
- Turquia (2)
- Ucrânia (1)
- Índia (1)
Estiveram a concurso cerca de 1500 obras de mais de 400 artistas, oriundos de 62 países.
A escultura baseada no desenho “Sustainable Tourism”, que conquistou o Grande Prémio 2017, é da autoria de Inês Osório e está implantada no Passeio dos Clérigos. Esta é a 10.ª escultura do roteiro de humor iniciado em 2008 com uma peça de Siza Vieira, colocada na Avenida dos Aliados. Por essa altura o Porto foi proclamado Capital do Cartoon em 10 línguas diferentes. Até setembro a Rua Miguel Bombarda é designada como a Rua do PortoCartoon e aí podem ver-se alguns desenhos do festival de humor, em diferentes lojas da rua. O PortoCartoon 2017 inclui, ainda, a exposição do 43.º Salão de Piracicaba (S. Paulo), com base num protocolo estabelecido em 2005 entre o Museu Nacional da Imprensa e a Prefeitura Piracicaba. Esta mostra irá estar patente no Via Catarina até 30 de julho.
A mostra antológica do artista turco Emrah Arikan, vencedor do Prémio do Público 2016, pode ser visitada no Shopping Cidade do Porto até ao dia 6 de agosto.
Na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, está patente a exposição do Tema Livre do PortoCartoon 2017, até 4 de setembro.
Extensões PortoCartoon pela cidade
O PortoCartoon prolonga-se para além do tempo em que decorre o Festival, tendo a particularidade de se “espalhar” um pouco por toda a área metropolitana do Porto.
Neste momento, além das exposições atrás referidas, há extensões PortoCartoon 2017 no Funicular dos Guindais (Porto), ISMAI e Café Velasquez. Até ao final do ano locais como o Edifício Transparente, Aeroporto e outros cafés do centro histórico vão receber extensões da 19.º edição deste certame, que celebra a excelência do humor mundial.
Na Estação Ferroviária de Braga e no Palácio de D. Manuel (Évora) também podem ver-se outras exposições PortoCartoon.
O público vota e decide
Já decorre a votação para o Prémio Público do PortoCartoon 2017. O público pode votar na urna disponível no Museu Nacional da Imprensa, ou através da internet, no Museu Virtual do Cartoon.
O artista mais votado será o vencedor do Prémio Público e terá uma exposição antológica no PortoCartoon 2018.
A votação decorre até 31 de dezembro.