O Santa Casa Alfama regressou a Lisboa, com o apoio da Antena 1 — que voltou a dedicar-lhe uma programação especial entre sexta (29 setembro) e sábado (30).
O segundo dia no festival
Durante a emissão final no Santa Casa Alfama 2023, entrevistas à fadista Sara Correia e à diretora do Museu do Fado, Sara Melo Pereira, marcaram a noite.
O primeiro dia no festival
A emissão conduzida por Edgar Canelas, Noémia Gonçalves e Miguel Peixoto contou com entrevistas aos fadistas Pedro Moutinho e Rodrigo Rebelo de Andrade, bem como ao guitarrista Pedro Castro.
Veja aqui a fotogaleria dos melhores momentos:
A proposta de programação
Percorrendo o cânone do fado e a sua vanguarda, esta edição do festival homenageia Hermínia Silva – figura maior da revista, do cinema e do teatro em Portugal – num espetáculo encabeçado por Anabela, FF, Filipa Cardoso e Lenita Gentil. Camané, Beatriz Felício em dupla com Geadas, Teresa Salgueiro e Sara Correia são outros dos grandes destaques deste cartaz.
O Palco Ermelinda Freitas propõe um fado ao pôr-do-sol, recriando o ambiente de uma casa de fados em pleno festival. No primeiro dia, o anfitrião Pedro de Castro convida as vozes de Tânia Oleiro, Rodrigo Rebelo de Andrade e Ana Sofia Varela. No segundo dia de festival, dia 30, é a vez de o público ser convidado a estar “Em Casa d’Amália”, com um grupo de músicos e fadistas que dispensam apresentações: Raquel Tavares, Ângelo Freire, Flávio Jr., Jorge Fernando e Vânia Duarte.
A proposta do Palco Amália, no Auditório Abreu Advogados, conta no dia 29 com as vozes de Mário Lundum e Soraia Cardoso. No dia 30, o fado vai ficar a cargo de Francisco Moreira e Carmo Moniz Pereira. Os grupos e as coletividades também são convidados a participar nesta grande festa. Uma prova disso mesmo é o Palco Bogani, instalado no Grupo Sportivo Adicense: no dia 29, o público é convidado a ouvir as vozes de José Leal e Mel; no dia 30, é a vez de João Caldeira e Sandra Correia. A programação completa pode ser consultada no site do festival.