As festas da cidade de Freamunde, celebradas em honra de São Sebastião, decorrem de 5 a 11 de julho. Com mais de 120 anos de história, as Sebastianas foram crescendo em importância e dimensão. Inicialmente uma festa religiosa em honra de São Sebastião, as Sebastianas são agora um misto de festa sagrada e profana, com uma parte cultural e de animação muito mais marcada, mas sem nunca perder a raiz popular.
Em 2023, a animação está a cargo de vários artistas, com Cuca Roseta e a Banda de Freamunde, Nininho Vaz Maia, Delfins, Rui Veloso, Valete e Kura em destaque. Mas a animação das Sebastianas vai muito além da música, com a Noite de Bombos (arruada livre com mais de 1500 foliões), o Fogo-de-Artifício e Piromusical (o “final à Freamunde”), a Majestosa Procissão em honra de São Sebastião (com 15 andores, estende-se ao longo de um traçado de mais de 2 km pelas ruas de Freamunde) e a Marcha Alegórica, este ano, sob o tema “Portugal 360”, que contempla diversos momentos de animação como escolas de samba, grupos de bombos, animação circense e carros alegóricos.
A programação das Sebastianas inclui o PUTRICA, Festival de Arte Pública da cidade de Freamunde, que tem como principal objectivo sensibilizar para a integração da arte no espaço urbano. O projecto, que completa agora 10 anos, tem como propósito intervir e reabilitar imageticamente espaços devolutos e descaracterizados de identidade urbana, atribuindo-lhes novos valores culturais e artísticos. O Curador do Festival é o freamundense Frederico Draw, que todos os anos convida artistas para participar.