Entre 29 de agosto e 8 de setembro, de segunda a sexta-feira, a Antena 1 acompanha o Festival de Cinema de Veneza. Tiago Alves e Lara Marques Pereira, nomes que nos trazem semanalmente o Cinemax, assinam o Diário de Veneza.
Duas vezes por dia, este programa resume a atualidade da 80.ª edição do Festival — marcada pela greve de atores e argumentistas nos EUA, que levou a ausências na passadeira vermelha, bem como ao adiamento de algumas estreias. É o caso do filme inicialmente programado para a abertura: por exemplo, Challengers, do realizador Luca Guadagnino, acabou a ser trocado por Comandante, de Edoardo de Angelis.
Ouça o Diário de Veneza na Antena 1, pela manha (9h40) e pela tarde (17h40, durante a rubrica Mortinhos por Sair de Casa).
Diário de Veneza 2023
Começamos hoje a acompanhar o Festival de Veneza 2023. Tiago Alves reflete sobre um festival que acontece em plena greve de atores e argumnnestistas e com diversas ausências, sobretudo de atores, na passadeira vermelha.
Diário de Veneza 2023 - A Competição
Tiago Alves destaca algumas propostas da programação, referindo realizadores com filmes novos em competição pelo Leão de Ouro.
Diário de Veneza 2023 - O Comandante
Tiago Alves dedicada este diário ao filme de abertura do festival: O Comandante, de Edoardo de Angelis, produção de época e um fresco humanista sobre um episódio da II guerra mundial.
Diário de Veneza 2023 - Ferrari e O Conde
Tiago Alves destaca as apresentações de dois filmes sobre figuras histórias. Ferrari de Michael Mann e O Conde de Pablo Larrain, ambos na competição.
Diário de Veneza 2023: Palácio, Maestro e O Assassino
Tiago Alves destaca a exibição fora da competição da comédia: O Palácio de Roman Polanski com Joaquim de Almeida e as estreias positivas de O Maestro de Bradley Cooper e O Assassino de David Fincher.
Diário de Veneza 2023 - Priscilla e Golpe de Sorte
Tiago Alves destaca: Priscilla, um filme elegante sobre o lugar da mulher na relação com Elvis e Priscilla Presley e Golpe de Sorte, uma comédia romântica de Woody Allen.
Diário de Veneza 2023- Hitmen e Fronteira Verde
Tiago Alves destaca hoje: Hitmen de Richard Linklater , uma comédia delirante sobre um falso assassino e Fronteira Verde da polaca Agnieszka Holland, um filme sobre o drama dos refugiados na fronteira europeia.
Diário de Veneza 2023 - Origens
Na reta final do festival quando faltam exibir 4 dos 23 filmes candidatos ao Leão de Ouro surge Origens de Ava Du Varney adaptado do livro Castas a Origem do Nosso Mal Estar, prémio Pulitzer em 2021.
Diário de Veneza 2023 - Balanço
Diário final com balanço possível, assinalando os filmes que podem ser premiados no sábado, quando o festival terminar.