Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica
Marcello Mastroianni em "Fellini 8½ (Oito e Meio)" (1963): DR
Cinema e Séries João Lopes | 18 abr, 2025, 00:00

Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica

A estreia de “Marcello Mio” é o ponto de partida para, no programa “Duas ou Três Coisas”, revisitarmos algumas memórias de Marcello Mastroianni, um dos actores realmente lendários do cinema italiano.

Imagem de Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica
Cinema e Séries João Lopes | 18 abr, 2025, 00:00

Marcello Mastroianni: uma memória realista e fantástica

A estreia de “Marcello Mio” é o ponto de partida para, no programa “Duas ou Três Coisas”, revisitarmos algumas memórias de Marcello Mastroianni, um dos actores realmente lendários do cinema italiano.

Imagem de A família Mastroiani

A família Mastroiani

A estreia de "Marcello Mio" leva-nos a evocar não apenas o mítico Marcello Mastroiani mas também a filha Chiara, que agora veste a sua pele ou Christophe Honoré, o realizador do filme.

Mais Episódios

Não será exagero dizer que, na edição do Festival de Cannes de 2024, o filme “Marcello Mio”, de Christophe Honoré, foi um dos momentos mais genuinamente emocionais. Nele encontramos uma homenagem tocante: Chiara Mastroianni, filha de Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni (1924-1996), interpreta uma personagem que funciona (quase) como um duplo do seu pai.

É bem verdade: o rosto de Chiara conserva muitos traços que evocam o pai, de tal modo que, num misto de subtileza e carinho, Honoré a coloca a viver a odisseia de uma personagem que acaba por pedir que a tratem por… Marcello. Não é uma biografia, entenda-se; tem mesmo qualquer coisa de viagem fantástica, entre a comédia e o drama, em que são evocados títulos fulcrais da filmografia do actor, desde logo os que interpretou sob a direcção de Federico Federico Fellini, incluindo “A Doce Vida” (1960) e “Oito e Meio” (1963).

Figura emblemática de uma notável geração de actores italianos (incluindo Ugo Tognazzi, Vittorio Gasmann, Alberto Sordi, etc.), Marcello Mastroianni foi um fenómeno de versatilidade, embora apeteça dizer que quase sempre se distinguiu pelo seu minimalismo. Lembramo-lo, assim, em comédias como “Os Eternos Desconhecidos” (Mario Monicelli, 1958) ou em melodramas históricos como “Um Dia Muito Especial” (Ettore Scola, 1977, um dos vários títulos em que contracenou com Sophia Loren), sem esquecer, claro, as participações em clássicos que há muito superaram as barreiras do tempo como “A Noite” (Michelangelo Antonioni, 1961) ou “O Estrangeiro” (Luchino Visconti, 1967).

Curiosamente, e apesar do seu prestígio europeu e internacional, Mastroianni nunca pareceu muito empenhado em construir uma carreira em Hollywood, o que, em todo o caso, não impediu que obtivesse três nomeações para o Óscar de melhor actor, uma delas para o já citado “Um Dia Muito Especial” — as outras foram para “Divórcio à Italiana” (Pietro Germi, 1961) e “Olhos Negros” (Nikita Mikhalkov, 1987 — ver video).

Resultante de uma coprodução Itália/URSS, “Olhos Negros”, inspirado em contos de Tchekhov, é uma das grandes referências do capítulo “estrangeiro” da filmografia de Mastroianni. Sem esquecer, claro, o filme que encerrou essa filmografia: “Viagem ao Princípio do Mundo” (estreado postumamente, em 1979), de Manoel de Oliveira — a sua personagem cruza a lenda de Mastroianni com memórias do próprio Oliveira, e chama-se… Manoel.

Texto de João Lopes
Duas ou Três Coisas Marcello Mastroianni

Pode também gostar

Imagem de Priscilla Presley e Elvis: uma relação sombria

Priscilla Presley e Elvis: uma relação sombria

Imagem de Billy Wilder, um talento de artesão

Billy Wilder, um talento de artesão

Imagem de “Fora de Série”: e os vencedores são…

“Fora de Série”: e os vencedores são…

Imagem de John Ford: o grande mestre do faroeste americano

John Ford: o grande mestre do faroeste americano

Imagem de Uma viagem à Grécia

Uma viagem à Grécia

Imagem de Animação japonesa em destaque na MONSTRA 2023

Animação japonesa em destaque na MONSTRA 2023

Imagem de “Gira Discos” volta a mergulhar na música das novelas brasileiras

“Gira Discos” volta a mergulhar na música das novelas brasileiras

Imagem de Cinemateca Portuguesa: há 65 anos a projetar o cinema

Cinemateca Portuguesa: há 65 anos a projetar o cinema

Imagem de Óscares 2024: “Oppenheimer” é o grande vencedor da noite

Óscares 2024: “Oppenheimer” é o grande vencedor da noite

Imagem de Para não esquecer a história de um pianista

Para não esquecer a história de um pianista

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025