A noite mais importante de Hollywood está ao virar da esquina. Os Óscares acontecem neste domingo (10) no mítico Dolby Theatre. Em Portugal, poderá acompanhar a emissão conduzida por Mário Augusto na RTP2, a partir das 23h.
A Antena 1 terá, no dia 11 de março, uma emissão especial dedicada à noite de Óscares conduzida por Tiago Alves, a partir das 16h.
A temporada das premiações chega, assim, no seu pico. Os vários nomeados têm vindo a colecionar vários prémios nas mais variadas cerimónias, desde os Globos de Ouro, Prémios Screen Actors Guild e Director Guild, BAFTA ao s Critic’s Choice.
Estas cinco são apenas uma pequena amostra, a que se somam todos os Festivais e outras cerimónias por onde estes filmes passaram. Deixam-nos, no entanto, algumas pistas para chegar à conclusão de qual dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme tem maior hipótese de levar mais estatuetas para casa. A Antena 1 fez as contas A Antena 1 fez as contas para saber qual dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme já soma mais estatuetas, mas a dúvida que persiste é se a noite de Óscares trará surpresas, ou se não fugirá do expectável.
Abaixo, poderá também encontrar todos os nomeados à 96.ª cerimónia dos Óscares.
“Oppenheimer” é, de longe, o mais premiado
“American Fiction”, de Cord Jefferson; “Anatomia de Uma Queda”, de Justine Triet; “Barbie”, “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese; “Maestro”, de Bradley Cooper; “Os Excluídos”, de Alexander Payne; “Oppenheimer”, de Christopher Nolan; “Vidas Passadas”, de Celine Song; “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos; e “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer: eis os nomeados ao Prémio de Melhor Filme nos Óscares 2024.
Se as premiações, incluindo as que mencionamos acima, influenciarem de facto a votação aos Óscares, a ilação que tiramos é que “Oppenheimer” poderá ser o grande vencedor de dia 10. Mas, se olharmos para o big picture, entre 548 nomeações internacionais para os mais variados prémios, desde atuação, realização ou galardões técnicos, “Oppenheimer” já vai em 312 vitórias.
Em segundo lugar, mas numa queda a pique, com praticamente metade das vitórias (158) está “Barbie” que, apesar de ter sido uma grande aposta do mainstream, não espelha em prémios os 1,5 mil milhões de dólares que fez em bilheteira. De seguida, “Os Excluídos”, filme de natal que, em Portugal, estreou em Fevereiro, tem 129 prémios no total e “Assassinos da Lua das Flores”, de Scorsese, chegou aos 90.
Para “Pobres Criaturas” são 86, sobretudo na categoria de Cenografia, Atuação, Banda Sonora e Argumento — desses, 17 foram para Emma Stone no papel de Bella Baxter. Apesar de não ter feito sucesso entre os Globos e os outros (Celine Song recebeu, nos DGA o prémio Outstanding Directorial Achievement of a First-Time Feature Film) “Vidas Passadas” singrou sobretudo nas premiações de Festivais Internacionais com 77 prémios. “Anatomia de uma Queda” está neste momento no 73.º prémio, “Zona de Interesse” no 53.º, “American Fiction” (o único sem estreia marcada em Portugal), 43.º. Por último está “Maestro”, a biografia de Leonard Bernstein que obrigou Bradley Cooper a aprender a conduzir uma orquestra, soma 25 prémios, de 177 nomeções.
Abaixo, poderá encontrar todos os nomeados à 96.ª Cerimónia dos Óscares.
Melhor Filme
American Fiction
Anatomia de Uma Queda
Barbie
Os Excluídos
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer
Vidas Passadas
Pobres Criaturas
A Zona de Interesse
Melhor Ator
Bradley Cooper (Maestro)
Colman Domingo (Rustin)
Paul Giamatti (Os Excluídos)
Cillian Murphy (Oppenheimer)
Jeffrey Wright (American Fiction)
Melhor Atriz
Annette Bening (Nyad)
Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores)
Sandra Hüller (Anatomia de Uma Queda)
Carey Mulligan (Maestro)
Emma Stone (Pobres Criaturas)
Melhor Ator Secundário
Sterling K Brown (American Fiction)
Robert De Niro (Assassinos da Lua das Flores)
Robert Downey Jr. (Oppenheimer)
Ryan Gosling (Barbie)
Mark Ruffalo (Pobres Criaturas)
Melhor Atriz Secundária
Emily Blunt (Oppenheimer)
Danielle Brooks (A Cor Púrpura)
America Ferrera (Barbie)
Jodie Foster (Nyad)
Da’Vine Joy Randolph (Os Excluídos)
Melhor Realizador
Anatomia de Uma Queda (Justine Triet)
Assassinos da Lua das Flores (Martin Scorsese)
Oppenheimer (Christopher Nolan)
Pobres Criaturas (Yorgos Lanthimos)
A Zona de Interesse (Jonathan Glazer)
Melhor Filme de Animação
O Rapaz e a Garça
Elemental
Nimona
Robot Dreams
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Melhor Filme Estrangeiro
A Sociedade da Neve (Espanha)
A Sala de Professores (Alemanha)
Eu, Capitão (Itália)
Dias Perfeitos (Japão)
A Zona de Interesse (Reino Unido)
Melhor Curta-Metragem (imagem real)
O Depois
Invincible
Knight of Fortune
Red, White and Blue
A Incrível História de Henry Sugar
Melhor Curta-Metragem de Animação
Letter to a Pig
Ninety-Five Senses
Our Uniform
Pachyderme
War is Over
Melhor Argumento Original
Anatomia de Uma Queda
Os Excluídos
Maestro
May December: Segredos de Um Escândalo
Vidas Passadas
Melhor Argumento Adaptado
American Fiction
Barbie
Oppenheimer
Pobres Criaturas
A Zona de Interesse
Melhor Canção Original
The Fire Inside (Flamin’ Hot)
I’m Just Ken (Barbie)
It Never Went Away (American Symphony)
Wahzhazhe (Assassinos da Lua das Flores)
What Was I Made For? (Barbie)
Melhor Banda Sonora Original
American Fiction
Indiana Jones e o Marcador do Destino
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer
Pobres Criaturas
Melhor Caracterização
Golda
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas
A Sociedade da Neve
Melhor Guarda-Roupa
Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas