Notícia deste fim de semana n’A Folha de São Paulo: “Após espalhar trem-bala pelo mundo, a China busca agora trem-voador de 1000 km por hora”. É um título faiscante, não posso esperar nem mais um minuto por você. O grande Adoniran Barbosa pousa o jornal sobre os joelhos, pigarreia e canta: “Se eu perder esse trem/ que sai agora, às onze horas/ só amanhã de manhã”. Mas o redactor d’ A Folha de São Paulo não mora em Jaçanã e escreve: “Os chineses preparam um modelo que pode concorrer com aviões”.
Imagino comboios com asas e rasto de foguetão, tão mais ascendentes, qual cuidado com o degrau dos sonolentos altifalantes dos apeadeiros.
Leio ainda do lado de cá do tempo, embora saiba que a ideia de comboios voadores já anda nos simuladores da alta engenharia há uns anos. Bem sei: “para viajar, basta existir”. Sei-o desde quando os comboios talvez fossem para Antuérpia e passavam debaixo da janela do quarto de Herberto Helder. Os comboios faziam estremecer o quarto do poeta. Ele escreveu n’ “Os Passos em Volta”: “Pensava nos comboios como quem pensa em Deus, com uma falta de fé desesperada”. Quando pensava em Deus, o poeta pensava num comboio, “algo que, sem dúvida, existe, mas é absurdo, que parte com um destino indefinido”.
Esta notícia na Folha de São Paulo sobre o comboio voador que os chineses congeminam será, ainda, a veloz ideia de Deus correndo sobre carris de asas?
A mil quilómetros por hora. Quem poderá sustentar que Deus é velocidade pura? Não será, antes, Deus, a lentidão absoluta, a gare de Astapovo no momento em que o velho Tolstoi se senta num banco vazio à espera de nenhum comboio?
Reparo, entretanto: esta notícia que faz levantar o vento n´A Folha de São Paulo já correu mundo nos últimos meses, já parou em tantas estações e apeadeiros. Escapara, por certo, ao meu passe Navegante. Talvez os anteriores títulos não tenham apitado três vezes.
Dito de outro modo: estamos no cais. E vemos passar o nosso próprio espanto à janela de um comboio. Como se fosse um carrossel. Ou Deus a apitar. Batendo as asas, a mil quilómetros à hora.