Para que termine a temporada nas principais modalidades coletivas do desporto português falta apenas encontrar o campeão nacional de futsal masculino e, como é hábito, Benfica e Sporting vão discutir o título no 5º e último jogo do play-off.
Quando se faz o balanço dos clubes que ganharam o campeonato, taça e supertaça, no andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, quer no setor masculino, quer no setor feminino, chegamos à conclusão de que Benfica, Sporting e FCPorto são as principais e única locomotivas do desporto nacional.
Depois de analisarmos os vencedores do campeonato, taça de Portugal e supertaça, nessas modalidades, há apenas duas exceções que confirmam esta regra.
No futsal feminino, o Nun´Álvares, de Fafe, ganhou a supertaça, bem como a taça da liga, embora este troféu não entre nestas contas. Para além disso, discutiram taco a taco com o Benfica o título nacional que acabaram por perder, no quinto e último jogo, um troféu que as minhotas tinham vencido na época passada.
Também no basquetebol feminino, a vitória na supertaça pertenceu ao Quinta dos Lombos que derrotou o Benfica. A equipa de Carcavelos também discutiu o título nacional com as encarnadas, mas acabou por ser derrotada no jogo decisivo.
Aliás, é entre as mulheres que o domínio do Benfica é mais evidente, até porque, na maior parte das modalidades, Sporting e FC Porto não têm equipas.
É assim no andebol que ganhou tudo – campeonato, taça e supertaça. No basquetebol em que venceram a liga e a taça, igualmente no futsal com a reconquista do campeonato e da taça. Já no hóquei em patins, o domínio é ainda maior, porque não só ganharam tudo, como o fazem há 12 temporadas consecutiva.
A única exceção é no voleibol feminino. É a única modalidade que tem concorrência à séria, com equipas de todos os três grandes. A vitória no campeonato foi para o FC Porto que ganhou também a Taça de Portugal. Já a supertaça foi ganha pelo Benfica.
Bastante mais equilibrado é o panorama no sector masculino, até porque todos os grandes têm equipas em competição e todas lutam por títulos.
No andebol, o Sporting ganhou tudo, algo que já se repete há algumas temporadas. Os leões foram igualmente dominadores no voleibol e fizeram igualmente o pleno.
No hóquei em patins, o título foi ganho pelo Benfica, mas a taça e a supertaça seguiram para o outro lado da 2ª circular, para o museu do Sporting.
No basquetebol houve uma repartição dos títulos pelos três clubes. O FCPorto venceu o campeonato. O Sporting a taça e o Benfica a supertaça.
No futsal, falta conhecer o campeão, mas a taça foi ganha pelo Benfica e a supertaça pelo Sporting.
Contas feitas, os encarnados venceram, até este momento, 14 dos 30 títulos que estiveram em discussão. O Sporting 10. O FC Porto 3. Nun´Álvares e Quinta dos Lombos 1 cada.
Resumindo e concluindo o domínio dos três no desporto português é tão evidente e não é só no
futebol, porque se torna ainda mais marcante nas outras modalidades, nas quais investem muitos milhões de euros. Sem Benfica, Sporting e FC Porto tudo seria, seguramente, diferente e para pior.
Lamento, mas percebo, que Leões e Dragões não consigam investir ainda mais e, principalmente, nas modalidades do sector feminino onde não marcam presença.
O problema é que o dinheiro não nasce nas árvores e os orçamentos são limitados.
PS – O “Photo Finish” fica por aqui. Foram cerca de 300 crónicas que trouxe diariamente ao longo de quase dois anos.
Falei do que quis, sobre o que quis, sem que ninguém nunca me dissesse nada, numa liberdade absolutamente extraordinária.
Quantos órgãos de comunicação social, nos dias que correm, se podem gabar do mesmo?
Muito obrigado por tudo!!