Esta quarta-feira (4 fevereiro), o Podes – Festival de Podcasts anunciou os nomeados para a sua sétima edição, no Museu da Electricidade, no Funchal. Os vencedores serão conhecidos a 8 de fevereiro na Casa do Comum, em Lisboa. A Antena 1 foi reconhecida por três formatos: “Conversas para Ler” na categoria Arte e Cultura, “+ Cidadania” em Questões Sociais, e “A1 Doc” em Rádio.
Em “Conversas para Ler”, com novos episódios aos sábados, a jornalista Cláudia Godinho escuta livreiros, estudantes e escritores, para “saber o que andam a ler, como o fazem e quais os géneros que preferem.”
“A1 Doc”, que engloba grandes reportagens e entrevistas, convoca todas as terças-feiras os jornalistas da redação da Antena 1. Recorde os últimos trabalhos deste formato no nosso site.
“+ Cidadania”, da autoria de Cláudia Aguiar Rodrigues, propôs um olhar mais amplo para as matérias da disciplina de Cidadania, com a intervenção de professores, alunos, representantes associativos, ou sexólogos.
A rádio pública encontra-se representada também por vários formatos da Antena 3. “Homem Temporariamente Só”, podcast de Raquel Morão Lopes e Luís Oliveira sobre a vida e obra de Rui Reininho, está nomeado na categoria Narrativa; “Os Cinéfilos que Ninguém Pediu”, de Daniel Mota e João Torgal, em Cinema e Televisão; “Nunca Será Apenas Futebol”, de Pedro Santo, em Desporto.
A cerimónia da sétima edição do PODES “celebra a produção e os criadores nacionais”, pode ler-se no comunicado, “com formação, conversas, sessões ao vivo e os prémios para os melhores podcasts portugueses.”