Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de A televisão “mais ou menos” e os hábitos no digital
Cultura 14 out, 2025, 12:15

A televisão “mais ou menos” e os hábitos no digital

Esta semana no "Terra Média", fala-se de como a televisão se tornou mediana e os hábitos digitais se consolidam para menos notícias e conteúdos mais curtos.

Imagem de A televisão “mais ou menos” e os hábitos no digital
Cultura 14 out, 2025, 12:15

A televisão “mais ou menos” e os hábitos no digital

Esta semana no "Terra Média", fala-se de como a televisão se tornou mediana e os hábitos digitais se consolidam para menos notícias e conteúdos mais curtos.

Imagem de Televisão "mais ou menos" e os novos hábitos digitais

Televisão "mais ou menos" e os novos hábitos digitais

Tentamos responder à questão: arrisca-se menos na televisão? E analisamos o Relatório Digital da Reuters.

Mais Episódios

A televisão, que durante décadas foi o centro do mundo mediático, parece agora atravessar uma crise de identidade. As audiências caem, os formatos tornam-se previsíveis e o público divide-se entre o streaming e o scroll infinito das redes sociais. Vivemos, talvez, a era da Mid TV — a “televisão mais ou menos”, como alguns analistas lhe chamam.

Mas, afinal, quem tem culpa nesta história?

Audiência cobarde ou oferta tímida?

Para o ex-diretor do Channel 4, Alf Lawrie, o problema não está nos programadores, mas sim nas próprias audiências. Numa entrevista recente, acusou o público de se “acobardar” e de procurar apenas conteúdos fáceis, rápidos e descartáveis — do TikTok ao YouTube.
A provocação relança o debate: será que a televisão se tornou medíocre porque o público assim o quis, ou o público cansou-se porque a televisão deixou de arriscar?

https://www.yorkpress.co.uk/news/national/uk-today/25512473.ex-channel-4-boss-blames-cowardly-audiences-tv-decline

https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2025/sep/28/cultural-snobbery-too-much-studio-rogen-house-of-the-dragon

Clima pouco simpático para os atrevidos

O ambiente não parece favorável à ousadia. Depois da polémica com Charlie Kirk, a Apple decidiu adiar a estreia de The Savant, série protagonizada por Jessica Chastain, originalmente prevista para setembro. A atriz reagiu publicamente com desagrado, denunciando um clima de censura e hesitação nas grandes plataformas.

Jessica Chastain zangada com o adiamento de “The Savant”: https://www.thecut.com/article/jessica-chastain-apple-tv-the-savant-postponed.html Elon Musk lidera frente contra personagem trans em programa infantil

Enquanto isso, Elon Musk — o bilionário que gosta de se colocar no centro das discussões culturais — usou a sua própria rede social para apelar ao boicote à Netflix, depois da introdução de uma personagem trans num programa infantil. A guerra cultural migrou, assim, da política para o entretenimento.

Elon Musk lidera frente contra personagem trans em programa infantil: https://www.theguardian.com/technology/2025/oct/02/elon-musk-netflix-trans-character-dead-end-paranormal-park
Publicidade em queda, streaming em alta

O dinheiro também está a mudar de ecrã. Segundo dados da Variety, a publicidade na televisão linear registou o terceiro ano consecutivo de queda, enquanto o streaming e as redes sociais crescem a ritmo acelerado. “Money talks”, como se costuma dizer — e, neste caso, a conversa está a acontecer noutras plataformas.

Publicidade em queda pelo 3º ano consecutivo na TV, Streaming cresce: https://variety.com/2025/tv/news/primetime-tv-upfront-advertising-dollars-decline-third-year-1236488495/
Notícias em fuga e a ascensão do vídeo curto

O Digital News Report do Instituto Reuters confirma a tendência:

  • Os smartphones são hoje o principal ponto de acesso às notícias;
  • As plataformas digitais ultrapassaram os media locais como espaço de informação comunitária;
  • E o conteúdo de criadores rivaliza cada vez mais com o jornalismo tradicional.
  • Pela primeira vez, as redes sociais ultrapassaram a televisão como principal fonte de notícias nos Estados Unidos — um marco histórico que ilustra a transformação global dos hábitos mediáticos. O vídeo domina, a confiança nas notícias continua baixa e a “fadiga informativa” mantém-se em níveis recorde.
Relatório Digital News do Instituto Reuters (2025): https://www.digitalnewsreport.org/
Portugal: entre o humor e a IA

Em Portugal, o panorama é distinto, mas também sintomático. Durante a pré-campanha das Autárquicas, o partido Chega no Montijo publicou um vídeo musical criado com inteligência artificial, que rapidamente se tornou viral… mais pelo embaraço do resultado do que pela eficácia da mensagem.

Por outro lado, o TikTok anunciou a criação de um Centro Eleitoral para fornecer informação fiável sobre o processo autárquico — uma tentativa de mostrar que a plataforma também pode ter um papel cívico, e não apenas lúdico.

Com a televisão tradicional a perder terreno e o streaming a normalizar a mediocridade, alguns críticos perguntam-se se não estará na hora de regressar um certo “elitismo cultural” — ou, pelo menos, de recuperar o gosto pela exigência.

Mas, como ironiza o The Guardian, na era do “IA slop” e da “Mid TV”, talvez já seja tarde demais: o botão de avanço rápido tornou-se a nova forma de crítica.

Recomendações:

O Álvaro Costa recomenda “The House of Guinness” (Netflix), “The Ed Gein Story” (Netflix), e um artigo da BBC sobre o Festival de Comédia de Riade.

A Kenia Nunes recomenda o novo podcast do Observador sobre as eleições presidenciais de 1986, “A Eleição Mais Louca de Sempre” e a nova publicidade do Merriam-Webster, que adota a gíria da IA para vender o seu “novo modelo de linguage com mais de 27 mil palavras”: um dicionário.

 

 

Terra Média

Pode também gostar

Imagem de “Mortinhos por Sair de Casa”: livros no Porto, circo contemporâneo e um prisioneiro do rock

“Mortinhos por Sair de Casa”: livros no Porto, circo contemporâneo e um prisioneiro do rock

Imagem de Uma viagem à Grécia

Uma viagem à Grécia

Imagem de Hoje é o dia das livrarias e dos livreiros

Hoje é o dia das livrarias e dos livreiros

Imagem de Georges Simenon: um mundo de histórias e personagens

Georges Simenon: um mundo de histórias e personagens

Imagem de Os sons que marcam as duas décadas de RTP Memória

Os sons que marcam as duas décadas de RTP Memória

Imagem de Histórias da música na rádio pública

Histórias da música na rádio pública

Imagem de Jorge Amado, 110 anos depois

Jorge Amado, 110 anos depois

Imagem de “7 Senhoras”, a queda de uma estrela e um festival de BD na Maia

“7 Senhoras”, a queda de uma estrela e um festival de BD na Maia

Imagem de O teatro português de norte a sul, de este a oeste

O teatro português de norte a sul, de este a oeste

Imagem de A Antena 1 está no Festival de Veneza

A Antena 1 está no Festival de Veneza

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025