Voltamos ao terror! Continua o MOTELX, é a 18.ª edição do festival de cinema de terror de Lisboa. Ficamos agora com sugestões para hoje, amanhã e domingo dadas pelos diretores, João Monteiro e Pedro Souto. O programa está em motelx.org.
Em Sintra continua a décima edição do MUSCARIUM, o festival de artes performativas, e vai até 22 de setembro com várias propostas para todas as idades. Hoje há música com The Legendary Tigerman com Mito às nove na Adega Viúva Gomes, amanhã há Workshop de Teatro e Dança das duas às quatro e meia com Rafael Barreto na Casa da Cultura Lívio de Morais.
Também amanhã, às nove da noite, o AMAS – Auditório Municipal António Silva, vai ter o ensaio aberto de “Urban Requiem”, projeto de dança que esteve a ser criado ao longo desta semana que junta Ricardo Ambrózio e o Collective Movement. Já no domingo às quatro no Centro Paroquial de Rio de Mouro há a estreia de “Uni-Verso”, espetáculo do grupo Baal17, de Serpa, que nos leva ao Japão e à festa do Tanabata, com um casal que tem uma lista de desejos e um deles que foi sendo sempre adiado. Muito para ver até 22 de setembro no MUSCARIUM#10, a programação completa está disponível em teatromosca.com.
Hoje e amanhã acontece a primeira edição do Montijo Blossom Jazz & Blues. É no jardim da Casa da Música Jorge Peixinho, e é um festival que quer celebrar “a música de raiz negra americana” com “dois dias de blues, jazz e folk”. O cartaz traz concertos tanto hoje como amanhã à noite e divididos por dois palcos, hoje no primeiro há Luke Wilson King e Maria João com o quarteto de Carlos Bica às nove e meia e às onze respetivamente, e amanhã com Martin Harley e Carmen Souza nos mesmos horários. O segundo palco tem dois concertos às oito com novos talentos, hoje com Siesta Serra 94 e amanhã com Kimikus. Saibam mais em casadamusicajorgepeixinho.pt
Já agora, dois dos artistas desta iniciativa vão também estar nas Blues Sessions no Bang Venue em Torres Vedras em concertos às dez e meia da noite. Hoje Martin Harley passa por lá, amanhã será a vez de Luke Wilson King com Roberto Luti. Mais em bang-venue.com
Agora temos um festival entre o continente e as ilhas! São os Encontros Sonoros Atlânticos que trazem concertos de entrada livre que vão começar amanhã em Lisboa, mas depois passam pelos Açores com música em São Jorge, na Terceira e em São Miguel, e terminam voltando a Lisboa. O primeiro concerto é então aí, amanhã às seis e meia no Panteão Nacional, e traz “Canções de Cabaret” de Sérgio Azevedo. Depois dia 18, às sete, a Calheta de São Jorge vai ter concerto com Pedro Branco e João Neves, e há mais concertos nos dias seguintes. Saibam mais em franciscodelacerda.com
A partir de hoje começa a 5.ª edição das Imagens do Tejo, a mostra de cinema português que vai até dia 29 de setembro e que acontece em Alhandra, organizado pelo Cineclube Vilafranquense. Muitos filmes de novos realizadores para descobrir em sessões às sextas, sábados e domingos. O programa está nas redes sociais, “imagensnotejo”.
Mais feiras e festivais para este fim de semana:
Amanhã a partir das nove da manhã há Feira de Antiguidades e Velharias de Leiria. É no Mercado Municipal e acontece sempre ao segundo sábado de cada mês com muito para descobrir até às cinco da tarde.
Também amanhã a partir das nove há R’Arte Market, a feira de Arruda dos Vinhos. O pavilhão multiusos terá artesanato, velharias, colecionismo e mais, e que igualmente acontece sempre no segundo sábado de cada mês. Toda a gente pode participar para trazer coisas “da bagagem do seu carro para o lar de alguém”, como diz o cartaz que anuncia o mercado. Inscrições em culturadegrau.pt.
Hoje e amanhã há Noite Verde no Marco de Canaveses, com muitas coisas entre desfile de moda, artesanato, prova de vinhos e atividades circenses e mais, muita coisa para toda a família no centro da cidade.
Em Tomar de hoje a domingo há Art’in Rua – Festival Internacional de Artes de Rua. O Centro Histórico da cidade será invadido com animação e várias formas de expressão artística, com a presença de artistas nacionais e internacionais. Mais em cm-tomar.pt
Entre hoje e domingo há Itinerâncias: Festival Viver, que se apresenta como uma “Celebração da Cultura, Desporto e Comunidade em Porto de Mós”. Tudo acontece no Eco Parque Verde da Calvaria de Cima. Abre hoje às oito e meia com animação de rua, no sábado a programação começa às dez da manhã com coisas tão diferentes como Arteterapia, histórias cantadas para bebés e crianças, yoga e pilates e mais à tarde um workshop de teatro e cinema, e às onze há concerto de Herman José. No domingo há uma caminhada logo às nove, mais arteterapia e atividades para os miúdos, com mais jogos e animação e muito mais a acontecer. O programa está em municipio-portodemos.pt
“Natália é Quando uma Mulher Quiser” é o projeto de Renato Júnior que aliou várias vozes à poesia de Natália Correia. No domingo às seis e meia o Casino Estoril tem concerto deste projeto, para marcar o encerramento do centenário de Natália Correia. Todas as vozes que deram vida musical às palavras de Natália vão marcar presença neste concerto: Ana Bacalhau, Aurea, Amélia Muge, Elisa Rodrigues e Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Maria João, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane. Domingo às seis e meia no Estoril.