Arrancou esta quarta-feira (17 janeiro) a edição de 2024 do Eurosonic, a maior mostra da nova música europeia. A Antena 1 acompanhou toda a ação por intermédio de Marta Rocha, enviada especial da Antena 3 à cidade holandesa de Groningen – que trouxe todas as novidades ao nosso “Programa da Manhã”.
Entre os quase 300 integrantes do cartaz, há seis nomes portugueses no cartaz. A primeira noite contou com os Bateu Matou, trio de percussionistas formado por Quim Albergaria, Ivo Costa e Riot (dos Buraka Som Sistema), e grupo escolhido pela Antena 3 para representar Portugal no festival.
No dia seguinte, Ana Lua Caiano levou o seu espetáculo autossuficiente ao Eurosonic: sobrepondo camadas de voz, percussão e melodias, traz a eletrónica às cartografias do folclore português. A artista encontra-se nomeada para os Music Moves Europe Awards, co-organizados pelo Eurosonic e pelo programa Europa Criativa, que já premiaram a angolana Pongo, bem como as estrelas pop Dua Lipa, Rosalía e Stromae. Também na quinta-feira, atuaram os Grand Sun, banda lisboeta de sonoridades psicadélicas e pós-punk.
Com um novo Disco Antena 1 à espreita, a fadista LINA_ apresentou “Fado Camões” na sexta-feira, dia em que se apresentam mais dois artistas habituais da rádio pública. Na ressaca do êxito de “saudade, saudade” e da digressão em torno do álbum “hortelã”, MARO foi um dos destaques do Eurosonic, bem como os Expresso Transatlântico, trio de Gaspar Varela, Rafael Matos e Sebastião Varela, autores do disco “Ressaca Bailada“.