Após ter lançado o seu primeiro EP em setembro de 2022, Ana Lua Caiano apresenta agora o seu novo trabalho Se Dançar É Só Depois. O novo disco, composto por seis músicas, funciona como uma continuação do primeiro EP ao mesmo tempo que revela outro tipo de experimentalismo e desconstrução musical.
Se Dançar É Só Depois é um disco composto por canções fortes, ritmadas e dançáveis, que juntam sonoridades tradicionais portuguesas — fazendo uso de instrumentos tradicionais portugueses de coros, harmonias e cânones — com sonoridades eletrónicas e sons do dia-a-dia.
Às músicas Mão na Mão, Adormeço Sem Dizer Para Onde Vou e Se Dançar É Só Depois, single que dá título ao segundo EP da artista, juntam-se agora três novas músicas: Vou Abaixo, Volto Acima, Dói-me a Cabeça e o Juízo e Casa Abandonada. Neste novo EP de Ana Lua Caiano destacam-se os ritmos e as vozes e é evidenciada uma maior desconstrução rítmica e exploração musical. As letras deste disco refletem acerca da sociedade atual abordando temas como excesso de trabalho, medos e habitação.
Este é um Disco Antena 1.
No site da Antena 1, pode ouvir mais Ana Lua Caiano. No centenário de Celeste Rodrigues, a artista prestou tributo à fadista com uma versão de Vira do Mondego; em outubro de 2022, passou pelo estúdio da Antena 1 no WOMEX, onde interpretou os temas Olha Maria e Mão na Mão.