No dia 4 de Março, e em jeito de homenagem, é editado em todo o mundo, um disco com originais de Cesária Évora , que faleceu em Dezembro de 2011.
O seu produtor e amigo deu-lhe o titulo "Mãe Carinhosa" e confidenciou a Ana Sofia Carvalhêda porquê.…
*****
"Mãe Carinhosa", décimo segundo álbum de estúdio de Cesária Évora, é lançado um ano depois da sua morte.
Neste album, a cantora cabo-verdiana traz-nos clássicos do repertório do arquipélago, assim como novos temas – mornas comoventes e coladeiras elegantes – espreitando a América Latina e a atmosfera intemporal dos piano-bar em todos os portos do mundo. Não é realmente um álbum póstumo, pois foi gravado como todos os outros, com a mesma paixão e vontade. O que é do desconhecimento do público em geral, é que durante os cerca de 20 anos, que Cesária Évora passou em tournées pelo mundo, vendendo mais de seis milhões de discos, foi sistematicamente gravando mais temas do que os necessários para cada novo álbum. Isto acontecia, por duas razões: Primeiro, a riqueza do material que lhe era proposto, quer se tratasse do repertório dos grandes autores da história da música cabo-verdiana, ou de obras dos jovens compositores, por si inspirados. Sem deliberadamente acumular esse material, a equipa de Cesária gradualmente reuniu um conjunto de temas que nunca tinham integrado qualquer um dos seus álbuns, muitos deles já totalmente orquestrados e misturados. Aquando do seu desaparecimento, em 17 de dezembro de 2011, ninguém inicialmente pensou em transformar, este tesouro escondido de temas não editados, num álbum. No entanto, a força do sentimento expresso em tributos à cantora (seis mil espectadores num evento especial no Festival Rio Loco em Toulouse e três datas com lotação esgotada no Cirque d’Hiver em Paris), reconfirmou o apreço e lealdade do seu público. José da Silva, seu produtor até ao fim, foi bombardeado com propostas que pretendiam preencher o vazio que o seu desaparecimento acabava de deixar: discos de covers, homenagens de prestígio… A ideia que então lhe pareceu mais justa, foi a de oferecer ao mundo um novo álbum da artista com temas nunca antes escutados.
Mãe Carinhosa
O material foi gravado em sessões de gravação – desde "Cabo Verde" em 1997, até "Rogamar" em 2005. Sendo que, parte das músicas foram inteiramente orquestradas e misturadas quando, no Verão passado, José da Silva começou a trabalhar no álbum. Neste disco estão as preferências de Cesária, a sua guarda de honra de compositores. Muitos dos temas que escolheu são dos "veteranos", B.Leza (as soberbas mornas "Dor di Sodade" e "Talvez"), Manuel de Novas (o impressionante "Cmê Catchôrr"), Epifania Evora (a grande Tututa, uma das poucas mulheres a escrever mornas, incluindo "Sentimento", o tema de abertura do álbum), Gregório Gonçalves e Frank Cavaquinho. Outros temas são da nova geração de músicos cabo-verdianos, que ganharam notoriedade ao serem cantados por Cesaria Evora: Teófilo Chantre, com o extremamente dançante "Mãe Carinhosa", Jon Luz com o irónico "Emigue Ingrote" ("Juninha era jovem e fresca, tu estavas passando pela andropausa"), Nando da Cruz com "Esperança" (sobre o qual Manu Dibango tocou marimba) e "Tchon de França"… Esta frenética coladeira gravada em 2005, descreve a melancolia de um cabo-verdiano que ao ir viver para França, perde o seu "Mar Azul" – uma figura central em muitas das canções favoritas de Cesaria. A diva também se encantava com letras cáusticas, como a de "Quen Tem Ódio", ajuste de contas entre dois grupos de carnaval no Mindelo dos anos 60. Assola-nos a impressão de sentir Cize deambulando pelos caminhos da sua memória, quando escutamos o tema "Dos Palavras", bolero mexicano da sua juventude que cantava nos bares do Mindelo, trazendo lágrimas aos olhos dos marinheiros hispânicos. Cesária amou todas estas músicas, que selecionou e interpretou com paixão. "Mãe Carinhosa" reflete o caráter da cantora: forte, comovente, denso, rico, eclético e leal.
Alinhamento:
-SENTIMENTO
-TCHON DE FRANÇA
-MAE CARINHOSA
-DOR Di SODADE
-TALVEZ
-DOS PALAVRAS
-ESSENCIA D’VIDA
-QUEM TEM ODIO
-CABOVERDEANOS D’ANGOLA
-EMIGUE INGROTE
-ESPERANÇA
-CME CATCHORR
-NOS CABO VERDE