Caetano Veloso está de regresso a Portugal para concertos em Lisboa e no Porto a realizar nos próximos dias. A 9, 10 e 12 estará no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A 14 e 15 vai atuar no Coliseu do Porto. Todos os concertos contam com o apoio da Antena 1.
Segundo ele mesmo já explicou, nesta digressão, que tem o título do seu mais recente álbum (Meu Côco), Caetano procura juntar peças marcantes do disco com obras que registam momentos históricos do seu trabalho, com o caráter de roteiro quase cinematográfico que ele mesmo conta que nunca o abandona quando projeta um espetáculo.
E acrescentou ainda: “Penso na sequência de canções como quem está diante de uma moviola – ou de um aplicativo de ‘edição’, que é como se chama hoje a montagem. Tenho alma de cineasta, embora não tenha vocação física para a vida de um. Assim, a distribuição de canções novas e canções conhecidas não tem a mera função de agradar aos espectadores que queiram ouvir ao vivo o que aprenderam no novo álbum e aos que busquem reouvir coisas minhas já consagradas. O critério vai muito além disso. A presença de algo antigo mas quase desconhecido – como a de umas e não outras faixas do disco Meu Côco – ilumina o que quer dizer a eventual aproximação de um surrado sucesso óbvio com uma igualmente óbvia canção marcante do álbum novo.”
Para assinalar a chegada dos concertos a Antena 1 está a recordar em antena alguns dos clássicos de Caetano Veloso e a escutar momentos do mais recente Meu Côco. Ao mesmo tempo o mais recente episódio do Gira Discos propõe um percurso de canções do músico recolhidas entre os muitos discos ao vivo que encontramos na sua discografia. Estão aqui gravações de várias etapas da sua carreira, colhidas depois em álbuns a solo como Prenda Minha, Fina Estampa ao Vivo, Omaggio a Federico e Giulietta, Multishow ao Vivo – Cê ou Multishow ao Vivo – Abraçaço ou registos em colaboração captados em palco ao lado de figuras como Chico Buarque, David Byrne ou o Ofertório, criado em conjunto com os seus filhos.