Nascida em Tóquio a 18 de fevereiro de 1933, Yoko Ono é a figura em destaque neste episódio através das suas canções, de versões por outros e algumas dedicatórias.
Neste episódio do “Gira Discos” cruzam-se música e palavras, evocando livros, quem os escreveu e as personagens e lugares de que nos falam.
Músico e compositor norte-americano, foi vocalista e guitarrista dos Television, banda fulcral da cena punk nova-iorquina nos anos 70.
Dos anos 50 ao presente é já antiga e vasta a história de versões que traduzem a admiração de músicos de várias geografias e gerações pela música de Jacques Brel.
Foi juvenil nos anos 50 e acabou o seu percurso como um dos mais ousados experimentadores da música popular. Faria 80 anos esta semana.
O aparecimento do formato do LP, em 1948, abriu caminho à criação de álbuns temáticos. Os discos de Natal criaram um hábito que virou tradição.
Ao assinalar o Dia Mundial da Luta Contra a Sida recordamos a história dos discos da Red + Hot Organization.
Há discos gravados que acabam depois na gaveta. Anos depois eventualmente são editados e o "Gira Discos" escuta hoje essas memórias.