Uma das mais notáveis personalidades da música contemporânea completa 75 anos este sábado (7 dezembro). Desta vez, cabe a sorte a Tom Waits, e a Antena 1 recupera histórias e canções num especial de João Gobern.
Voz grave, histórias a meia-luz, ecletismo irredutível: são algumas das propriedades que distinguem o criador de álbuns como “Closing Time” (1973), “The Heart of Saturday Night” (1974) e “Rain Dogs” (1985). “A qualidade, transversal e abrangente, de um criador – além da personagem que criou – que é impossível de arrumar neste ou naquele departamento”, diz o autor deste especial. “É um exemplo perfeito para a ideia de que, muitas vezes, os campeões de vendas não são os verdadeiros mestres da criação.”
Em cinco capítulos ou no compacto para ouvir este domingo, depois das 22h, esta é a história de um homem que “mistura, e com mestria, tudo o que de marcante lhe vai passando pelos ouvidos”. Rock, jazz, música de cabaré, laivos de música industrial: tudo “isto independentemente das várias fases que são consideradas na sua obra, e que o próprio faz questão de desdenhar e transgredir.” Sem esquecer a primazia da palavra, “com raízes nas escritas de Jack Kerouac e Charles Bukowski”, partindo “quase sempre do ponto de vista dos perdedores, dos vagueantes, dos praticantes da low life.”
Na rádio pública, uma homenagem a um dos músicos mais polivalentes e menos falíveis, cujo legado transcende as vendas de discos e foge a todos os cânones.