A atualidade nacional e internacional, analisada e enquadrada à luz da História. Porque é preciso recuar para ver de forma mais abrangente. Com Jaime Nogueira Pinto e Pedro Tadeu, de bases ideológicas opostas. Moderação de Maria Flor Pedroso. Série Semanal da Antena 1.
também disponível
A conquista do Evereste: a necessidade de superação e o fascínio pela montanha, presente também na literatura, com autores como Thomas Mann, Julio Verne, Dante, Hemingway ou Leonardo da Vinci.
100 anos de Henry Kissinger, Nobel da Paz, o homem da Realpolitik. "O Poder é o afrodisíaco supremo". " A América não tem amigos ou inimigos permanentes. Tem interesses". Sem música, por causa dos Direitos de Autor.
A Queda de Constantinopla e a Fundação da Turquia. O fim da Idade Média e o princípio da Idade Moderna. O papel das Igrejas Ortodoxa e Católica.
O Estado de Israel nasceu há 75 anos. A solução dos dois Estados, Israel e Palestina parece cada vez mais longínqua, com Israel, potência militar, a estabelecer cada vez mais colunatos fora das suas fronteiras.
Milhares de pessoas fogem dos combates em torno de Cartum, e no Darfur. Muitos desesperam por ajuda nas Margens do Mar Vermelho. Que razões levam o Sudão a viver mais uma guerra? O que faz no Sudão o Grupo Wagner?
...e os 50 anos da Fundação do PS.
O Acordo de Belfast, conhecido como Acordo de Sexta Feira Santa, foi assinado na Páscoa de 1998. É o documento político que estabeleceu as condições para a Paz no Ulster.
As dimensões de Pablo Picasso, pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. Um dos mais influentes pintores do séc.XX, como o vemos, 50 anos depois da morte?
Em França, continua o braço de ferro entre Governo e Sindicatos. Os protestos duram há várias semanas e cidades como Paris ,mas também Marselha, Lyon e Bordéus, têm sido palco de manifestações violentas.
A nova censura das palavras e ds imagens: de Enid Blyton ao David de Michelangelo, Património da Humanidade. (sem música por causa dos Direitos de Autor)