A Agência Ciência Viva galardoou o programa da Antena 1 “90 Segundos de Ciência” com o Prémio Ciência Viva Media de 2025, avançou o site do ITQB NOVA. A entrega dos prémios tem lugar a 24 de novembro (Dia Nacional da Cultura Científica), às 18h, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Pode ouvir o programa nas plataformas de streaming, incluindo Apple Podcasts, Spotify e RTP Play, e na emissão da Antena 1 de segunda a sexta-feira (às 10h58 e às 14h20).
A partir de uma ideia surgida em 2015 no Mestrado em Comunicação de Ciência (que une o ITQB NOVA e a NOVA FCSH), o programa estreou-se a 21 de novembro de 2016, perfazendo já nove anos de emissões e mais de 2100 episódios emitidos. “A ideia passou à realidade porque houve quem acreditasse em nós – dos nossos diretores na altura à Antena 1 – e porque conseguimos reunir uma equipa entusiasmada, que se mantém”, diz o professor António Granado, co-coordenador do “90 Segundos de Ciência”, ao site do ITQB NOVA.
“Acreditamos que, neste momento, o ‘90 Segundos de Ciência’ é o maior repositório áudio da ciência portuguesa pelo que o prémio é na verdade para todos os cientistas que nos falam dos seus projetos”, diz a professora Ana Sanchez, co-coordenadora do programa, já distinguido com prémios Podes (2023), Gulbenkian Conhecimento (2019), ou Acesso Cultura (2018).
Joana Lobo Antunes, Paulo Nuno Vicente e Luís Morgado integram a equipa do programa, com entrevistas e produção de Adriano Cerqueira, e sonoplastia de Paulo Castanheiro.