A jornalista da Antena 1 Arlinda Brandão foi distinguida com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2024, na categoria de “Trabalhos Jornalísticos”. A cerimónia de entrega do Prémio vai decorrer no dia 24 de janeiro, no Goethe-Institut Portugal, em Lisboa.
A repórter da rádio pública venceu com 8 retratos de Economia Social. São 8 reportagens que dão a conhecer iniciativas de várias origens visando o tema da Economia Social. Mostra o trabalho realizado por associações, cooperativas e outros agentes nesta área dando-lhe a visibilidade que muitas vezes não têm. Ouça na RTP Notícias as reportagens abaixo:
- “CERCI, o apoio à pessoa com deficiência para a inclusão” (5 maio 2023)
- “Santos Populares. Coletividades de Lisboa lutam pela sobrevivência” (26 maio 2023)
- “‘Saúde Porta a Porta’ apoia idosos em Lisboa há dez anos” (14 junho 2023)
- “Associação Crescer – apoia pessoas sem abrigo” (8 novembro 2023)
- “Balcão do Bairro ajuda desfavorecidos com ‘um emprego ou uma casa'” (23 novembro 2023)
- “Livraria Solidária de Carnide, onde ler é ajudar” (21 dezembro 2023)
- “‘1 postal = 1 abraço’ para combater a solidão de idosos” (22 dezembro 2023)
- “Associação Ares do Pinhal – apoio a Toxicodependentes” (9 abril 2024)
O júri atribuiu uma menção honrosa a Raquel Albuquerque, do “Expresso”, pelo artigo “25% das pessoas com mais de 75 anos vivem sozinhas”.
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio reconhece pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido no sector da Economia Social. São homenageadas entidades que se tenham distinguido na área da cooperação e solidariedade.
A secção “Trabalhos Jornalísticos” visa premiar jornalistas que sejam autores trabalhos jornalísticos publicados acerca de um tema diretamente associado à Economia Social em Portugal.