Depois de “Sete Pecados Mortais”, Margarida Pinto Correia e Cláudia Lobo estão de volta à rádio pública. A Antena 1 apresenta “Poeira das Estrelas”, novo programa das noites de segunda-feira, para ouvir após as notícias das 23h – e logo ao começo do dia em Apple Podcasts, Spotify e no nosso site. A premissa é simples: o microfone liga-se para cidadãos comuns que vivem em Portugal, mas nasceram fora do país.
Contar-se-ão “histórias de vida de gente incrível, desconhecida, que ‘faz’ Portugal todos os dias”, explicam as autoras em entrevista à Antena 1. “São pessoas comuns, anónimas, com histórias muito boas e inesperadas para contar, que têm em comum terem nascido fora de Portugal e agora viverem cá.” De repente, o título faz todo o sentido: uma alusão aos escritos do astrónomo Carl Sagan (autor do livro e da série televisiva “Cosmos”) e da cantautora Joni Mitchell (compositora da canção “Woodstock”, com o eterno verso “We are stardust“.
Nós somos feitos dos mesmos elementos químicos das estrelas. Somos todos feitos do mesmo. Esse é o fio condutor: somos todos iguais, mas todos diferentes e, tal como as estrelas, geramos energia. Queremos trazer a extraordinária energia que cada um de nós, independentemente do sítio onde nasceu, gera.
“São todas pessoas com histórias de vida que vale a pena conhecer, e que as conseguem contar em português”, continuam as autoras. Como chegaram a esses nomes anónimos? “Procurámos entre os nossos contactos, lançámos redes, escavámos, para encontrarmos gente de todas as partes do mundo que agora se sente em casa em Portugal. Além de os entrevistarmos em estúdio, acompanhamos momentos significativos da sua vida atual. Por isso, podem esperar boas histórias e muita energia!”