Este ano, o serviço público de radiodifusão celebra o seu 90.º aniversário. Dos primórdios enquanto Emissora Nacional a um conjunto de estações com diferentes identidades, a Antena 1 vai revisitar a história da rádio pública, para já através dois formatos especiais.
“Os Anos da Rádio” é a proposta de Nuno Galopim, diretor da Antena 1, da RDP África e da RDP Internacional: uma viagem no tempo, recordando factos, personalidades e músicas que marcaram o passar dos anos. “São 90 anos de histórias e sons que contamos juntando ainda uma canção por cada um dos anos de vida da rádio pública em Portugal”, refere Nuno Galopim.
“Por cada um dos 90 episódios cruzam-se histórias, factos, protagonistas, as suas vozes, os momentos que o som fixou, ecos de atuações, de discos, de filmes, de programas que ficaram na memória coletiva.” Com apresentação de Isilda Sanches e sonoplastia de César Veríssimo, o formato pode ser ouvido na RTP Play e na emissão da Antena 1 (de segunda a sexta-feira, 9h13 e 16h13, logo após o trânsito).
Da autoria de João Paulo Baltazar, numa produção da Antena 2, chega-nos também “90 Anos, 90 Sons”, com sonoplastia de Luís Coelho, para ouvir de segunda a sexta-feira (9h55 e 15h20). Um compêndio daquilo que o jornalista designou “fotografias sonoras, audiolegendas, identificando momentos marcantes da informação”.
Em entrevista a Aurélio Gomes no programa “Destacável”, João Paulo Baltazar explica tratar-se de um percurso ao longo das várias décadas da rádio pública, com recurso ao extenso arquivo – e com o envolvimento dos documentalistas Ana Paula Ferreira, Eduardo Leite e Sónia Ferreira. Há uma omissão necessária, dado que em 1935, ano de arranque da Emissora Nacional, todas as emissões foram totalmente em direto, sem registos para recuperar
Dada a riqueza do arquivo, continua o jornalista, “nem sempre há apenas um acontecimento por ano: há anos riquíssimos, em que não se consegue escolher”. Nestes dois formatos, a Antena 1 atravessa todas as escolhas possíveis, numa jornada histórica pelas ondas hertzianas.