Abrimos a edição desta semana com as Comemorações do 25 de Novembro, uma data nada consensual, como constata Carlos Coeho. Nuno Severiano Teixeira lembra Mário Soares, figura charneira de resistência às tentações totalitárias e conclui que o 25 de Novembro faz parte do património histórico do Partido Socialista. Ambos condenam o aproveitamento politico de determinado tipo de forças.
Os residentes fixos analisam à lupa a Cimeira do G20, elogiam a Diplomacia brasileira e de Lula da Silva. Um encontro que começou com baixas expectativas, mas onde foi possível fazer convergir vontades.
Quanto à Guerra na Ucrânia, que Carlos Coelho considera ilegal, ilegítima, injustificada e injusta, sob a retórica do medo, perante a ameaça nuclear de Putin, ambos concordam que vivemos um momento muito crítico do conflito. Nuno Severiano Teixeira considera que Vladimir Putin é um decisor racional que ainda não esgotou os patamares intermédios da escalada. E relembra a linha vermelha da China : não usem a arma nuclear!”
A decisão de Joe Biden, ainda Presidente norte-americano, de autorizar a Ucrânia a atacar o interior da Rússia com mísseis de longo alcance só peca por tardia, defendem.
Como sempre, temos ainda os Redondos, Bicudos e Quadrados, onde se fala, por exemplo, de igualdade, ou melhor, de desigualdade salarial entre homens e mulheres, e da proposta da AD para baixar o IVA das touradas, proposta fortemente criticada por Nuno Severiano Teixeira. Como sempre damos pistas para o fim de semana.