O Geometria Variável tem uma nova residente fixa, Marisa Matias, doutorada em Sociologia, foi eurodeputada durante 15 anos, dirigente nacional do Bloco de Esquerda,
que se junta a Carlos Coelho também ele dirigente nacional do PSD e antigo eurodeputado. E há notícia nesta primeira edição da nova série do Geometria : Carlos Coelho admite compreender a atitude do Presidente da República ao divulgar a carta de Ventura, mas não lhe “passa pela cabeça que o PR vá convocar um Conselho de Estado com a agenda fixada pelo André Ventura”. Marisa Matias concorda com Carlos Coelho e afirma nem compreender a atitude de Marcelo Rebelo de Sousa. Isto a propósito do tema Segurança, com Marisa Matias a afirmar que é perigoso que o Governo queira governar a partir de percepções , “está a avançar-se no sentido de ligar Segurança e Imigração e isso é perigoso e não é real”.
Os residentes fixos estão estupefatos com as intenções expansionistas de Donald Trump e concordam que são sinais péssimos o facto de o Presidente eleito dos EUA admitir o uso de armas contra vizinhos e amigos.
Nas figuras geométricas, falamos por exemplo da decisão do Governo Irlandês apoiar a acusação de genocídio contra Israel no Tribunal Penal Internacional e do anúncio de Mark Zuckerberg sobre o fim do programa de verificação de factos nas redes da Meta.
Tempo ainda para as pistas de fim de semana.
A moderação é, como sempre, da jornalista Maria Flor Pedroso.