A Casa da Cultura, em Setúbal, foi o cenário para acolher mais uma sessão de lançamento, com debate, de um título da presente campanha de reedições da obra discográfica de José Afonso que a Antena 1 está a acompanhar.
Estiveram presentes, nesta conversa, que teve moderação de Nuno Galopim, José Pacheco Pereira, Jorge Abegão, Rui Vieira Nery e B Fachada. Este último abriu a sessão ao cantar, sem qualquer acompanhamento instrumental, a canção Os Fantoches de Kissinger, que abre precisamente o alinhamento deste disco editado em 1976 por José Afonso.
José Pacheco Pereira recordou depois como, bem antes deste disco, teve os seus primeiros contactos com José Afonso e evocou o quadro político no qual nasceram as canções de Com As Minhas Tamanquinhas, retrato depois continuado por Rui Vieira Nery, que acrescentou ainda ao mapa político e social da época um olhar sobre os caminhos que a música tomou neste disco.
Jorge Abegão, que é o responsável pela reunião da obra poética de José Afonso que acaba de conhecer uma nova edição em livro, dirigiu atenções às palavras do músico e aos seus significados. B Fachada juntou ainda as suas experiências pessoais como músico que aqui reconhece uma obra de referência.
Juntos, os quatro refletiram assim sobre memórias que correspondem ao primeiro álbum de José Afonso com canções compostas depois do 25 de abril e que refletem os acontecimentos imediatos que se seguiram.