O coletivo Albina & Familja Kelmendi venceu o voto popular na edição deste ano do “Festivali i Këngës” e ganhou assim o direito a representar a Albânia no Festival Eurovisão da Canção, a realizar no mês de maio em Liverpool, no Reino Unido. Ainda não há uma confirmação oficial mas tudo indica que este grupo deverá levar a Liverpool a canção Duje (cantada em albanês), com a qual arrebatou as atenções do público no programa transmitido na noite de ontem pela estação de serviço público da Albânia.
A canção vencedora do concurso albanês foi na verdade Evita, uma balada cantada por Elsa Lila, mas o passaporte para a Eurovoisão, neste caso, exigia a vitória no voto popular, daí o resultado ter apontado a Duje, de Albina & Familja Kelmendi.
A Albânia, que se entrou na Eurovisão em 2004 tem como melhor resultado até hoje um quinto lugar, obtido em 2012 por Suus, por Rona Nishliu. Em maio, em Turim, o país falhou a qualificação para a final. De resto, em 18 participações, apenas foram dez as edições em que a canção albanesa foi finalista.
O coletivo Albina & Familja Kelmendi junta-se assim aos ucranianos TVORCHI entre os nomes já apurados para a Eurovisão de 2023. Sabe-se já que com eles estarão Noa Kirel (Israel), Andrew Lambrou (Chipre), os Joker Out (Eslovénia) e a dupla Mia Nicolai e Dion Cooper (Países Baixos), mas as respetivas canções ainda não foram reveladas.
Texto de Nuno Galopim