“Boa noite e bem-vindos a mais um Contraditório”: é assim que começa, todas as sextas-feiras, o mais antigo programa de debate político da Antena 1. Três jornalistas juntam-se para discutir as principais notícias da semana, oferecendo uma análise dos mesmos a partir das redações das quais fazem parte.
António José Teixeira, Luísa Meireles e Raul Vaz são a atual equipa do Contraditório, uma formação totalmente diferente do painel inicial. Em outubro de 2004, quando foi criado por Luís Marinho, o programa tinha como participantes Carlos Magno, Luís Delgado e Luís Osório. Mais tarde, juntou-se Ana Sá Lopes, atual jornalista do Público.
Os temas semanais são escolhidos pelos participantes, muitas vezes em cima do programa, porque a atualidade a isso obriga. E não é um caso único o debate ser interrompido por conferências de imprensa (assim aconteceu recentemente com a declaração da Comissão Episcopal Portuguesa sobre abusos sexuais de menores na Igreja Católica ou com a conferência de imprensa do Ministro da Educação sobre as negociações com os professores) ou por notícias de última hora.
Todos iguais, todos diferentes
Com histórias profissionais extensas e variadas, os jornalistas que compõem o painel do Contraditório têm visões do mundo que são muitas vezes divergentes, o que traz riqueza e profundidade ao debate. É essa a essência do programa: “Num espaço de liberdade, somos todos diferentes e todos iguais”, diz Raul Vaz. “A diferença pede confronto, combate, frontalidade e opinião. A liberdade faz da diferença uma conta de somar”, sublinha o comentador de política da Antena 1.
Para António José Teixeira, diretor de informação da RTP e elemento deste painel, “uma das dimensões mais interessantes da política é o debate de ideias, o dever de questionar, a liberdade de interpretar, de criticar, de alvitrar”. E, acrescenta, “o Contraditório é isso: o prazer da política”. Por vezes longe do tom mais formal de outros debates políticos, o programa também consegue ser “uma conversa entre quatro jornalistas, bem disposta, divertida e muitas vezes contraditória”, conclui Luisa Meireles, a terceira participante do painel e atual diretora de informação da Lusa.
Nas semanas mais recentes, a Comissão de Inquérito da TAP, as relações entre Belém e São Bento e a situação económica têm sido os temas mais discutidos pelos elementos do programa. E hoje, como será?
Texto de João Barreiros
Não perca o Contraditório na Antena 1, às sextas-feiras depois do noticiário das 19 horas. Também disponível em podcast.