Jorge Alexandre Lopes está de volta à Antena 1, mas não lhe chamem um regresso: afinal de contas, é desde 2013 o responsável das plataformas digitais da rádio. De quando em quando, regressa ao microfone para emissões especiais, desde os Óscares aos Grammys, da Fórmula 1 aos Ralis. “Costumo dizer que faço rádios, já criei várias; fiz durante anos a gestão de rádios, a programação de rádios, mas depois não fazia rádio”, diz-nos o radialista. “Espero ainda ir a tempo.”
De segunda a sexta-feira, pelas 16h35, a resposta fica ao critério do ouvinte. “Liga dos Quarentões” é o primeiro formato regular de Jorge Alexandre Lopes em 30 anos, mas o conceito recua mais precisamente 40. A cada dia, recorda-se um disco emblemático; são elegíveis todos aqueles que alcançam a longevidade e as várias gerações, ou seja, clássicos certificados. “O que é relevante no formato”, sublinha o realizador, “é que nós ouvimos e cantamos canções que conhecemos, arranhamos as letras, mas normalmente escapa-nos a história por trás da criação daquela letra ou o episódio que levou à composição da música.”
De 1984 diretamente para 2024
Esta rubrica diária faz jus a uma das frases de Dan O’Day, professor e guru da rádio, que ficou gravada no disco rígido de Jorge Alexandre Lopes: “‘O mais importante em Rádio é o que se diz entre os discos!’” Passaram mais de 30 anos e tendo sido apresentador, produtor, programador, diretor e lançado vários programas e projetos de rádio, creio que essa máxima é ainda hoje uma das mais relevantes.” Em cada episódio, há uma história para reviver, diretamente a partir de 1984, com a autoridade de quem assistiu a tudo da fila da frente. Entre sketches de Herman José em “O Tal Canal” ou as imagens inesquecíveis do Europeu de Futebol de 1984, há memórias sonoras.
“Eram os tempos do final do liceu, eu já era um ouvinte compulsivo de rádio à época e fui um dos maiores impulsionadores do núcleo de rádio na escola secundária”, recorda o radialista, que acompanhava a criação das rádios piratas – possibilidades além dos quatro canais de rádio em Portugal. “Tenho memória visual do fascínio que foi nas noites desse verão, à varanda e com a melhor aplicação de streaming que havia na altura, uma antena de Onda Média, ouvir o UK Top 40 apanhando a BBC Radio 1 e a Radio Luxembourg.”
E na música? “Foi um ano tremendo, Prince, [Bruce] Springsteen, Michael Jackson, Madonna, Tina Turner, Queen, The Smiths, Frankie Goes to Hollywood e por aí fora. Apareceram epicamente com canções tão importantes, que quatro décadas depois continuam a ser relevantes e populares.” “Liga dos Quarentões” é prova disso mesmo, para escutar de segunda a sexta-feira, nas tardes da Antena 1.