A Antena 1 já está em Marienfeld, onde esta quinta-feira chegou a seleção de Portugal. No quartel general da nossa seleção Nuno Matos e Válter Madureira, a dupla de profissionais da Antena 1 vão trazer todos os detalhes do dia a dia da missão nacional com destino a Berlim.
Dias de jogo da seleção
Duas horas antes de cada partida da nossa seleção, a Antena 1 olha com atenção cada uma das nações que enfrentamos no Grupo F. Convidados oferecem uma visão cultural, gastronómica, histórica, musical de cada nação que defrontamos. Para cada emissão, um/a artista ao vivo dará toque musical ao ambiente de competição e de apoio à seleção. Depois, os relatos, comentários e esperemos, muitos golos da seleção narrados a partir de Leipzig, Dortmund e Gelsenkirchen, na primeira fase, frente a República Checa, Turquia e Geórgia. Depois, mais jogos e adversários à frente, tantos quantos a seleção nos deixar sonhar.
Todos os dias a Antena 1 transmite em direto as conferências de imprensa da seleção.
A operação Antena 1 no Euro 2024 começou a 27 de Maio com o podcast “Destino: Berlim” e com as entrevistas diárias a ex-jogadores da seleção portuguesa que brilharam nos Europeus “Europa a Meus Pés” por onde passaram por exemplo Nuno Gomes, Carlos Manuel, Ricardo Sá Pinto, Jorge Andrade, Ricardo Quaresma, Diamantino Miranda, Paulo Bento, Costinha, Oceano e Eder.
Emissão de sábado (22 junho, 15h)
Na emissão especial deste sábado (22), antes de defrontarmos a Turquia, contamos com Ibrahim Aybek (que já traduziu “Os Lusíadas” para turco), João Bacalhau (da RDP Internacional, está a aprender turco), Luís Rodrigues (jornalista da Time Out, que falará de turismo e de lifestyle na Turquia), o comentador desportivo Vítor Martins e o ex-jogador Álvaro Magalhães (que participou no Euro 1984).
Ibrahim Aybek, que está há 15 anos dividido entre Portugal e a Turquia, é designer e tutor de astrolábios, com alguns expostos no Museu da Marinha. Traduziu para turco clássicos portugueses como “Os Lusíadas”, de Luís de Camões e “A Mensagem”, de Fernando Pessoa.
O Tenente André Rosa chefiou a equipa cinotécnica depois do sismo de 2023, de magnitude 7,8. Foi ele que, com o cão, retirou a criança dos escombros após o sismo de Fevereiro de 2023 na Turquia. A equipa foi condecorada pelos Presidentes português e turca e contou com elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da GNR, dos Sapadores Bombeiros de Lisboa e do INEM.