“Os Quatro Cabeleiras do Após-Calipso”: embora pouco evidente, foi este o título com que “A Hard Day’s Night” chegou às salas de cinema em Portugal. Em julho de 1964, os Beatles estrearam o seu primeiro filme – memória que está no centro do episódio desta semana de “Duas ou Três Coisas”, programa de Nuno Galopim e João Lopes.
“A Hard Day’s Night” (assim se designa também o álbum e a canção lançados nesse mês) é o princípio de uma série de filmes protagonizados pelos Beatles. Além da “expressão global nas capas dos discos e nas páginas das revistas”, como refere Nuno Galopim, “esta era a forma de poder comunicar visualmente uma banda que tinha atingido um estatuto apenas comparável ao das grandes estrelas do cinema”. Nesta era, recorda João Lopes, “a noção do teledisco não tinha nascido ainda”; o público carecia de “formas de divulgação que permitissem ver com regularidade as bandas no pequeno ecrã”.
Neste episódio, “Duas ou Três Coisas” faz um olhar panorâmico sobre a obra dos Beatles no cinema. Há, portanto, tempo para escutar e recordar “Help!” (1965), “Yellow Submarine” (1968), “Let It Be” (1969), bem como os momentos em que o repertório dos Beatles surgiu nas bandas sonoras de outros filmes e séries: “I Am Sam: A Força do Amor” (2001) e “Mad Men” (2012).