O podcast da Antena 1 dedicado ao Festival da Canção está de cara lavada, com novo título e uma dupla de apresentadores – e expande horizontes para alcançar a Basileia, cidade suíça que recebe em 2025 a Eurovisão. Andreia Rocha e Filipe Cruz apresentam “Falar pelos Dois”: um olhar dos bastidores ao palco, de microfones voltados para artistas, produtores, responsáveis por conteúdos e até a comunidade de fãs. A cada terça-feira, até maio de 2025, há um novo episódio para escutar nas plataformas de streaming e no site da Antena 1.
De um lado, Andreia Rocha: voz das noites da RDP Internacional e presença regular na Antena 1, onde é anfitriã do programa “Mesa para Dois” e autora de “Post de Vigia”, rubrica sobre as tendências das redes sociais. Admite nutrir pelo Festival da Canção e pela Eurovisão a “ideia de um evento como reduto de liberdade”, mas acautela os ouvintes: “Sou só uma miúda à frente de toda uma comunidade a pedir que a aceite”, brinca, logo ao início do podcast, parafraseando a personagem de Julia Roberts na comédia romântica “Notting Hill”.
Tenho vontade de aprender mais sobre a dimensão destes eventos, que eu sei que têm, contudo não sei ainda comportar realmente o significado, ou importância para tantos.
A aprendizagem será mútua: se Andreia Rocha oferece o saber-fazer radiofónico, Filipe Cruz traz o conhecimento eurovisivo. Repórter e gestor de redes sociais da OGAE Portugal, associação oficial de fãs da Eurovisão, o co-apresentador classifica este podcast como “um sonho e um objetivo tornado realidade. Tenho estado a trabalhar muito e a dar o melhor de mim para fazer com que este podcast seja uma experiência não só memorável e inesquecível para mim, como divertida e acolhedora para todos os nossos ouvintes.”
O que podemos mais desvendar sobre “Falar pelos Dois”? Há uma série de rubricas à escuta: “Eurolingo”, para descodificar os termos e processos do Festival da Canção e da Eurovisão; “Maestro”, para conversar com grandes conhecedores deste universo e historiadores de música; “Euro Calling” antecipa os próximos eventos na contagem decrescente e “Fan Check” é uma espécie de tempo de antena da comunidade. Andreia Rocha sublinha ainda “o abrir da cortina do feiticeiro de Oz”: a rubrica “ParaProdução”, reunindo a equipa de produção e realização do Festival para descortinar detalhes e histórias, e ainda responder às curiosidades da comunidade.
“Episódio a episódio, vamos ligando todas as esferas e fazendo parte da festa da música”, remata Andreia Rocha. Filipe Cruz tem um desejo: “Espero que este podcast mereça os 12 pontos do público!”