Em Agbogbloshie, na periferia de Acra, capital do Gana, rapazes e homens partem e queimam televisores, telemóveis, computadores e frigoríficos à procura de metais valiosos, no maior depósito a céu aberto de lixo elétrico e eletrónico do mundo.
A repórter Paula Borges da RDP África e o repórter Djibril Iero Mandjam, da rádio Kasumai da Guiné-Bissau, trazem um olhar conjunto sobre os “Despojos de Nós” e revelam como os restos da nossa vida elétrica e digital são um meio de sobrevivência do outro lado do mundo. Entre trabalhadores sem proteção e especialistas, descobrimos um território onde a pobreza extrema se cruza com a injustiça ambiental.
Entre mercados a céu aberto, pontes improvisadas sobre “rios” de lixo, pequenos negócios familiares e centros de reciclagem emergentes, a reportagem constrói um retrato humano e multifacetado desta comunidade. Das crianças que brincam entre os resíduos tóxicos ao antigo pugilista que abriu um ginásio para dar alternativas aos jovens, cada testemunho contribui para uma narrativa que é simultaneamente denúncia e homenagem à resistência humana.