Esta semana, Vitorino assinala 50 anos do seu álbum de estreia, “Semear Salsa ao Reguinho” (1975). À boleia desta celebração, a Antena 1 dedica um especial ao músico alentejano: uma retrospetiva com autoria de João Gobern, de uma carreira nos discos e nos palcos, ancorada numa conversa com o protagonista. Para ouvir às quintas-feiras, na emissão da Antena 1, após as notícias das 23h, e na RTP Play:

Os especiais de João Gobern tendem a ser baseados em fontes secundárias, sem o envolvimento dos protagonistas. “Apesar de ser um bocadinho assustadora a perspectiva de uma conversa de cinco horas”, diz-nos o jornalista e autor, “foi particularmente estimulante estar ali, sentado de um nome decisivo da música portuguesa, só a dar-lhe deixas para o deixar viajar e voar.” Continua:
Tanto mais que, como ele próprio afirma, com toda a lucidez, que a idade lhe permite agora dispensar muitos filtros naquilo que vai contando. Se bem que saibamos que também nunca os usou muito… Para resumir: é um olhar, pouco neutro, confesso, sobre a vida e o percurso musical de alguém que foi somando marcas e marcos distintivos.
A história é contada em cinco capítulos, cronologicamente: as origens familiares no Alentejo; as suas experiências em Lisboa e Paris, bem como as descobertas das canções e de José Afonso; a discografia e as polémicas; “o Vitorino pelo mundo, com escala nos tangos, nos boleros e nas mornas, e pelas actividades colectivas expressas, da Lua Extravante aos Tais Quais, sem esquecer o Rio Grande e outras aventuras”; a atualidade e os projetos ainda por cumprir. “Mas tudo isto num jogo sem fronteiras, aproveitando a capacidade do protagonista para ir à História buscar a base das ideias sobre o presente”, sublinha Gobern.
O especial chega ao fim a 20 de novembro: até lá, “há revelações, ligações entre factos e datas e parcerias e vontades ‘nunca antes navegadas'”. “Se agradar a quem ouvir como satisfez quem fez,” conclui o autor, “a aposta está ganha – e com enorme lucro.”