Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 24 jan, 2025, 08:58

Autonomia, automação

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

Fernando Alves | 24 jan, 2025, 08:58

Autonomia, automação

A rubrica diária de Fernando Alves nas manhãs da Antena 1, para ouvir e ler.

Imagem de Os Dias que Correm

Os Dias que Correm

O que guardamos dos dias. O que passando, fica. Fernando Alves na Antena 1.

Ver Programa

O Dia Internacional da Educação, assinalado a 24 de Janeiro por decisão das Nações Unidas e este ano dedicado à discussão sobre como “preservar a autonomia humana num mundo de automação”, passou inteiramente ao lado das edições em papel dos principais jornais diários portugueses.

Mas o El Pais dá grande destaque ao relatório com que a Unicef marca o dia e que deita contas ao impacto de fenómenos meteorológicos extremos no acesso à educação. Os números são brutais: só no ano passado, o acesso de 242 milhões de crianças à escola foi interrompido pelo agravamento da crise climática. Dito de outro modo: uma em cada sete crianças do mundo foi roubada à escola pelo desvario das tempestades, dos fogos descontrolados, das ondas de calor, das inundações que trazem por arrasto epidemias e redução do acesso a água potável. A Unicef sublinha que 74% dos alunos impedidos de ir à escola por uma qualquer manifestação extrema da crise climática vivem no lado pobre do mundo. A pobreza não é ar que se respire.

Uma das fotos com que o El Pais ilustra este relatório mostra uma criança caminhando entre escombros, num lugarejo devastado. Fosse o plano mais apertado e poderia ser Gaza. É Shaikh Jalal, no Afeganistão, depois das inundações de maio do ano passado.
Outra fotografia dá-nos a ver uma sala de aulas numa escola primária das Filipinas na qual foi amontoado equipamento danificado pela passagem de uma tempestade tropical: vêem-se dezenas de ventoinhas espalhadas pelo chão, projectores avariados, um globo terrestre que se perdeu da rotação da Terra.

O relatório da Unicef lembra que as crianças são muito mais vulneráveis a fenómenos extremos como ondas de calor ou inundações. Todavia, os investimentos visando a protecção climática das escolas são quase sempre insuficientes, muitas vezes nulos. Também por isso, os cenários irão agravar-se. Num outro relatório recente, a Unicef calcula que em 2050 o número de crianças expostas a ondas de calor extremas será oito vezes maior do que o registado no início do século.

Os que arrumam as notícias do mundo em prateleiras estanques, tenderão a lembrar que o tema proposto para a celebração do Dia Internacional da Educação – “IA e Educação, preservar a autonomia humana num mundo de automação” – escapa, até mais ver, ao descontrolo e à fúria dos elementos. Mas a Resolução das Nações Unidas que cria este dia-farol invoca o papel da educação na quebra dos ciclos de pobreza e reforça o entendimento de que a educação é um pilar fundamental da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

As prateleiras estanques esvaziam de sentido as palavras mais nobres e as ideias que elas sustentam. Toda a sorte de negacionistas, não apenas os do clima, também os da honradez e os da dignidade humana, tenderão a cavalgar de forma ilegítima as ferramentas à mão. O deputado de quem se fala pelas piores razões invocou ontem a possibilidade de terem sido as imagens que o comprometem geradas pela inteligência artificial. Tantas as pontas de reflexão neste Dia Internacional da Educação.

Texto e programa de Fernando Alves
Os Dias que Correm

Pode também gostar

Imagem de Sombreros há muitos

Sombreros há muitos

Imagem de A paginação dos rios

A paginação dos rios

Imagem de Na Síria

Na Síria

Imagem de Um oriente mais próximo

Um oriente mais próximo

Imagem de No gabinete de Belmiro de Azevedo viam-se cidades e aldeias

No gabinete de Belmiro de Azevedo viam-se cidades e aldeias

Imagem de Celeste viveu uma vida a desejar não ser irmã de Amália Rodrigues

Celeste viveu uma vida a desejar não ser irmã de Amália Rodrigues

Imagem de Um dedo alevantado

Um dedo alevantado

Imagem de Arrumar a rua

Arrumar a rua

Imagem de Uma em cada lado da guerra

Uma em cada lado da guerra

Imagem de A coragem em Gaza – e em Israel

A coragem em Gaza – e em Israel

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025