Hoje começamos no Caramulo. De hoje a domingo há por lá o Motorfestival. Muitos pilotos convidados nesta edição, como o francês Jean Alesi, com uma carreira de 201 grandes prémios, e o português Filipe Albuquerque que nos últimos anos tem-se destacado em várias competições. O Motorfestival tem muita coisa a acontecer. E os visitantes podem levar o seu clássico, se o tiverem claro, há bikersville, air show e outras coisas sem estrangeirismos, como exposições pistas e simuladores, passeios e concentrações e uma feira de automobilia. Amanhã e domingo há treinos e prova da Rampa Histórica Michelin logo de manhã, e depois há muitas razões para estar pelo Caramulo. Saibam mais em caramulo-motorfestival.com
Agora temos… Ágora. Será no Castelo de Leiria, amanhã e domingo, que vai acontecer mais um fim de semana deste projeto cultural com música, performances, instalações, oficinas e mais. O que é que teremos aqui? Amanhã a programação começa com o saxofonista alemão Julius Gabriel, que se dedica à improvisação, a dupla Nño de Elche e Raül Refree, que o Ágora apresenta como “dois alquimistas do som, músicos que têm modernizado os códigos do flamenco”; a compositora, pianista e vocalista catalã Marina Herlop, e também Surma, Inês Condeço e mais, num fim de semana cheio de propostas. Saibam tudo em leiriagenda.cm-leiria.pt
E temos um concerto no Coliseu do Porto! É o Cor(p)o Metropolitano que se vai apresentar no domingo, às cinco, com a nova criação “Abril em Setembro”. Este é um coro polifónico que tem centenas de vozes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto. O espetáculo inédito celebra os heróis de abril e a rádio, com uma emissão especial da Rádio Metropolitana do Porto. E vai começar no Coliseu mas depois seguirá num percurso que terminará na Praça da Batalha. Uma celebração da liberdade no domingo no Porto!
E os Barbixas estão de volta a Portugal! São um dos grandes grupos de comédia do Brasil e apresentam agora o espetáculo “Improvável”. Vale a pena ver os Barbixas ao vivo, prometem noites muito divertidas, com o público a sugerir temas e os artistas a improvisarem tudo no momento! Sessões sempre diferentes amanhã e domingo às sete e às nove no Casino Lisboa, depois dia 12 às nove no Fórum Braga e a 14 e 15 também às nove no Teatro Sá da Bandeira no Porto.
Amanhã em Pedreiras, Porto de Mós, há o 40.º Festival Nacional de Folclore. Às nove e meia da noite o Salão Paroquial de Pedreiras vai receber vários ranchos folclóricos, uma mão cheia para dar música para a noite de amanhã, mas atenção: a organização avisa que “haverá filhoses, café d’avó e outros petiscos”. Duas boas razões para ir ao Festival: a música e as iguarias!
De hoje a domingo há Maia Blues Fest, o Festival Internacional de Blues da Maia. O Auditório Exterior do Fórum da Maia recebe artistas nacionais e estrangeiros e a Maia Blues Fest Band, que resulta dos workshops do festival que vai ser conduzido por Budda Guedes. Esta banda vai apresentar-se no domingo às cinco. Antes disso, hoje há concertos às seis e às nove e meia, respetivamente com Martins Aneiros Band de Espanha e os Black Cat Biscuits da Bélgica, e amanhã, também às seis e às nove e meia, com Budda Power Blues e Robbin Kapsalis dos Estados Unidos. No domingo, depois da Maia Blues Fest Band, às seis vão actuar, a fechar esta edição do festival, os norte-americanos Level Best Band. Entrada livre! Saibam mais nas redes sociais, “MaiaBluesFest”.
Em Lisboa amanhã há um Workshop de iniciação ao Xadrez para Famílias no Hotel Holiday Inn Continental. Uma oportunidade para se transformarem em mestres do xeque-mate. São duas sessões, às nove da manhã e às três da tarde. Podem saber mais, e as inscrições, no viralagenda.com (tem lá um link para um formulário com todas as informações).
Vamos comer uma sopa? Então temos de ir a Caneças: o Largo do Coreto tem a partir de hoje a 20.ª edição do Festival da Sopa. Muitas sopas para provar, com música também: hoje às dez está por lá o Ruizinho do Acordeão, e não sou eu, está bem? Também há tasquinhas, artesanato e animação, com visita às fontes de Caneças amanhã e domingo às cinco e às seis! Festival da Sopa hoje a partir das seis e meia, amanhã e domingo a partir do meio dia e a 13, 14 e 15 de setembro no Largo do Coreto. Mais em cm-odivelas.pt.
Também a partir de hoje, mas só até domingo e em Castelo Branco há o Festival Sabores de Perdição. Muitos produtos locais e regionais, com vinhos, queijos, mel, enchidos e outras preciosidades, e também com showcookings, concursos, coisas para os mais novos e música com Mariza, ProfJam e Marisa Liz nas noites de hoje, amanhã e domingo respetivamente. Saibam mais em cm-castelobranco.pt.
E no domingo há a 48.ª Feira Anual de Vale das Éguas. Uma festa das tradições com jogos tradicionais, jogo do prego, quermesse, música e animação a partir das nove da manhã e até depois das sete e meia da tarde. Saibam mais em cm-santiagocacem.pt
Terminamos com filmes: “Pacto de Redenção” tem Michael Keaton a ser um assassino contratado que é diagnosticado com uma demência, e que vai lutar contra o tempo para salvar a vida do filho. Um filme realizado também por Keaton, para ver amanhã às nove no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.
E fechamos com um grande clássico do cinema no Porto! “Citizen Kane”, ou “O Mundo a Seus Pés”, o filme de Orson Welles, um dos filmes mais influentes da História do cinema, para muitos a melhor obra da sétima arte: um filme fundamental sobre a ascensão e queda de um magnata da imprensa, uma ficção assente numa vida bem real. Um filme extraordinário a ver ou rever amanhã às cinco na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, à qual se segue conversa moderada por Anabela Mota Ribeiro e com a realizadora Marta Mateus e o jornalista Pedro Santos Guerreiro. Saibam mais em serralves.pt.