Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
Antena 1 - RTP
  • Programas
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Música
    Nacional Internacional Fado Discos Antena 1 Concertos Antena 1
  • Notícias
  • Semanas Temáticas
  • Programação
  • O que já tocou
  • Outros Temas
    Cinema e Séries Cultura Política e Sociedade

NO AR
PROGRAMAÇÃO O QUE JÁ TOCOU
Imagem de Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024
iolanda no Festival da Canção 2024. Fotografia: Pedro Pina
Música 10 mar, 2024, 02:02

Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024

iolanda é a grande vencedora da noite com a canção “Grito”. Leia a reportagem completa da Antena 1.

Imagem de Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024
Música 10 mar, 2024, 02:02

Da rádio à televisão, a Grande Final do Festival da Canção 2024

iolanda é a grande vencedora da noite com a canção “Grito”. Leia a reportagem completa da Antena 1.

Terá o concorrente João Borsch, rodeado de microfones durante a sua atuação, provocado uma escassez de material de gravação nos estúdios da RTP? “Significa isto que a equipa da Antena 1 está agora a falar para uma espátula”, brincou Filomena Cautela ao ensaiar a final do Festival da Canção 2024. Podemos garantir que tal não sucedeu: a rádio pública continuou de microfone em punho, pelos bastidores, na noite que concedeu a vitória a iolanda. E é já em maio que vai representar Portugal em Malmö com a canção “Grito”.

iolanda sucede assim a Mimicat, que compareceu às semifinais como jurada e à final como intérprete, revisitando “Ai Coração” antes da passagem de testemunho. Em declarações à Antena 1, iolanda afirmou que foi preciso “acreditar que é possível, pôr a luz dentro do meu corpo e acreditar que consigo. Vamos preparar a minha ida já. É uma grande responsabilidade e vou perceber como consigo fazer mais e melhor.”

“Estou muito feliz, não estou nervosa”, garantiu, trémula, a vencedora de 2024, agradecendo sobretudo aos votantes. “Será que o grito sai da mesma maneira?” A resposta é sim.

Imagem de iolanda é a vencedora do Festival da Canção 2024

iolanda é a vencedora do Festival da Canção 2024

"GRITO" vai representar Portugal em Malmö, na Eurovisão deste ano.

SABER MAIS

Fotografia de Vasco Palmeirim, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves: Pedro Pina

As vozes da rádio na corrida contra o tempo e as caras conhecidas do Festival

Como qualquer outra competição, mesmo que saudável, o Festival da Canção é um bom prato para os apreciadores de adrenalina. Convém, portanto, que seja Noémia Gonçalves a pivot da emissão da Antena 1: “Nós sabemos que não há tempos; estamos sempre a correr atrás do estrago. É trabalhar sem rede, que é uma coisa de que gosto muito.” Sem rede, mas com o amparo dos comentadores Afonso Cabral e Inês Henriques, na segunda semifinal, e Joana Espadinha e Pedro Penim nas restantes emissões da rádio.

Nada disto aconteceria sem o repórter na toca do lobo, Pedro Miguel Ribeiro, que chegou à fala com os apresentadores da final. “O Festival da Canção permite-me ser muito feliz na televisão”, declarou Vasco Palmeirim ao microfone da Antena 1. “Enquanto espectadores somos presenteados com um espetáculo de televisão, mas isto é muito mais do que isso” – e recordou uma propriedade essencial na confeção do Festival. “Como sabes, Pedro, trabalhaste connosco: somos muito idiotas. Rebentámos com duas air fryers e uma esfregona.”

Filomena Cautela, que ingressou na história do Festival, virou mesmo o feitiço contra o feiticeiro: “Tem sido um privilégio trabalhar com esta equipa, principalmente contigo, Pedro Miguel Ribeiro” – hoje repórter, mas que integrou a equipa de guionistas do revitalizado Festival da Canção, de 2017 até 2023. “É um dos grandes responsáveis pelo sucesso de todas as meias-finais e finais”, acrescentou, estendendo o elogio aos restantes colegas, incluindo Carla Bugalho, Gonçalo Madail, Inês Lopes Gonçalves, Maria Ferreira e Nuno Galopim. “Trabalhar com uma equipa que nos dá liberdade para trabalhar. Se um diz mata, outro diz esfola, e a equipa diz ‘bora lá. Trabalhar assim em TV é raro.”

Imagem de Festival da Canção 2024: na zona de maquilhagem e cabelos

Festival da Canção 2024: na zona de maquilhagem e cabelos

Maria Sá e Melo à conversa com Nelson Sousa.

SABER MAIS
A imprensa internacional num festival nacional

Do ensaio geral à conferência com os músicos, os sites de fãs marcam presença no Festival da Canção de fio a pavio. Em noite de finalíssima, podemos contar ainda com a imprensa além-fronteiras, representada por algumas das publicações digitais mais lidas da esfera eurovisiva – como a Wiwibloggs e a Eurovisionworld.

Este é o terceiro ano de Joe Bleasdale, vindo do sudeste de Londres, no Festival da Canção – uma das várias finais nacionais que acompanha para o site ESCBubble. “Já conhecemos as semifinais de antemão e, aqui, conseguimos uma impressão de como os concorrentes jogarão em arena”, disse o repórter britânico à Antena 1.

“Internacionalmente, a atitude geral sobre o Festival da Canção é que é uma das seleções mais respeitadas da temporada, e – creio eu – por boa razão”: entre os vários nomes internacionais, encontrámos também o irlandês Rory Gannon. Representa aquele site da Eurovisão – ou seja, traduzido muito literalmente, That Eurovision Site. “Temos música de qualidade, interpretada por cantores e cantautores que acreditam na sua música. E trata-se de música interessante, que desafia as convenções, não é meramente tradicional.”

Imagem de A imprensa internacional marca presença no Festival da Canção

A imprensa internacional marca presença no Festival da Canção

Maria Sá e Melo conversa com Bernardo Pereira (Wiwibloggs) e Pedro Santos (Eurovisionworld).

SABER MAIS
A equipa que faz tudo acontecer

Tudo reporta à televisão, o ponto de partida do Festival desde 1964, conforme nos contou Rui Filipe Oliveira. “Já estamos a trabalhar nisto desde setembro, com montagens desde final de janeiro”, detalhou o produtor da RTP – um de cerca de 60 membros permanentemente alocados à equipa do evento. “Começamos a trabalhar previamente com os autores das canções para perceber o mood e a intenção da canção. Temos de criar iluminação, gráficos de fundo, marcações em cena. Transpomos aqui para o primeiro ensaio para ver se o que falamos corresponde àquilo de que gostariam, ou se querem fazer correções. Estão aqui connosco quatro dias antes das semifinais e [mais quatro] antes da final para ensaiarem tudo.”

Dedicação essa que não existe, claro está, sem os guionistas. “Até à última, estamos a tentar apurar qual a melhor piada, o melhor comentário”, comenta a autora Susana Romana, lembrando um trabalho de escrita e edição “até à náusea. Além de funcionar em Portugal, tem já que piscar a uma dimensão internacional, porque isto esta é a nossa representação num evento que é de toda a Europa. A escala, a exigência, o detalhe são um pouco diferentes.”

O resultado é uma máquina bem oleada, intercalando a apresentação de cada performance, o suspense das classificações e o contacto com os artistas na green room (“Eu abri uma porta com o chouriço e fui plagiada! Agora, o pessoal vem para aqui tentar imitar-me com rissóis, mas não é a mesma coisa”, brincou Cláudia Pascoal). E que tal Filomena Cautela, Vasco Palmeirim e Inês Lopes Gonçalves a adaptarem êxitos do Festival para apelos ao voto? “Ai Votação”! Quem sabe o que 2025 trará?

Imagem de Gus Liberdade: o responsável pelos grafismos do Festival da Canção

Gus Liberdade: o responsável pelos grafismos do Festival da Canção

Maria Sá e Melo entrevista o artista que também participou como concorrente no Festival em 2020.

SABER MAIS
Fotografia de Iolanda: Pedro Pina
Fotografia de Silk Nobre: Pedro Pina
Fotografia de Rita Onofre: Pedro Pina
Fotografia de Noble: Pedro Pina
Fotografia de Nena: Pedro Pina
Fotografia de No Maka ft. Ana Maria: Pedro Pina
Fotografia de Cristina Clara: Pedro Pina
Fotografia de Rita Rocha: Pedro Pina
Fotografia de Buba Espinho: Pedro Pina
Fotografia de Leo Middea: Pedro Pina
Fotografia de Perpétua: Pedro Pina
Fotografia de João Borsch: Pedro Pina
Texto de Kenia Nunes e Pedro João Santos
Festival da Canção Festival da Canção 2024

Pode também gostar

Imagem de Orquestra Metropolitana de Lisboa e Cuca Roseta – “Fados de Natal”

Orquestra Metropolitana de Lisboa e Cuca Roseta – “Fados de Natal”

Imagem de Mamadou Diabaté no “Ciclo Mundos”

Mamadou Diabaté no “Ciclo Mundos”

Imagem de Marta Pereira da Costa

Marta Pereira da Costa

Imagem de Disco A1: Anabela

Disco A1: Anabela

Imagem de “Há Fado no Cais” com Maria Ana Bobone

“Há Fado no Cais” com Maria Ana Bobone

Imagem de Voltar a ouvir o derradeiro álbum dos The Police

Voltar a ouvir o derradeiro álbum dos The Police

Imagem de Inês de Vasconcellos – “Amplexo”

Inês de Vasconcellos – “Amplexo”

Imagem de Festival da Canção: todas as atuações da 1.ª semifinal

Festival da Canção: todas as atuações da 1.ª semifinal

Imagem de António Manuel Ribeiro – “As Canções da Casa Escura”

António Manuel Ribeiro – “As Canções da Casa Escura”

Imagem de Os Boémia estreiam novo vídeo na Antena 1

Os Boémia estreiam novo vídeo na Antena 1

PUB
Antena 1

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da Antena 1
  • Aceder ao Instagram da Antena 1
  • Aceder ao YouTube da Antena 1

Instale a aplicação RTP Play

  • Apple Store
  • Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025