Lusitânia, o novo disco de Nuno da Câmara Pereira é disco A1!
De 11 a 17 de Maio oiça alguns temas do novo disco deste fadista lisboeta:
- Sorte e Amor (Letra: Ary dos Santos
– Música: Custódio Castelo) - Eu Não Te Amo (Letra: Almeida
Garrett – Música: Custódio Castelo) - Sinal da
Cruz - Oh
Nostalgia - Lendas das Rosas
"Nuno da Camara Pereira dispensa apresentações. O fado corre-lhe nas veias. Sobrinho de Maria Teresa de Noronha, primo de Vicente da Camara, Frei Hermano da Camara e Teresa Tarouca, Nuno da Camara Pereira nasceu em Lisboa em 1951. Desde muito cedo que aprendeu a gostar de Fado mas só em 1977 pisaria um palco. Estreava-se no Coliseu dos Recreios num espectáculo de variedades.
Em 1982 chegava às lojas “Fado!”, o seu disco-estreia, composto na sua maioria por novas gravações de clássicos e com dois dos temas mais relevantes da sua carreira “Cavalo Ruço” e “Acabou o Arraial”. No ano seguinte sairia “Sonho Menino” e em 1985 o seu trabalho homónimo cujo aplauso e críticas teriam o seu culminar num grande concerto na Aula Magna, em Lisboa, com lotação esgotada. Seguiu-se, um ano depois, “Mar Português” que conheceu um grande êxito comercial graças aos temas “Estou velho”, um inédito de Carlos Paião e “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, um original de Roberto Carlos. Após vários espectáculos nacionais e internacionais, Nuno da Camara Pereira edita “A Terra, o Mar e o Céu” e “Guitarra”, de 1987 e 1989 respectivamente.
Dez anos tinham passado na carreira do fadista e para celebrá-lo edita “Colectânea” onde êxitos como o “Embuçado”, “Malmequer Pequenino”, “Lua Minha Testemunha” e “Cantigas da minha Rua”, de Dany Silva, foram recriados e recuperados. Enquanto em 1993 sai “Tradição:Fados de Maria Teresa de Noronha” em conjunto com José e Vicente da Camara Pereira, dois anos depois edita “Só à Noitinha”, disco que juntamente com “Tudo do Melhor” (1997) determinam o fim do contrato com a EMI-VC e que é apresentado no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Com data de lançamento marcada para o próximo mês de Maio, o novo Cd de Nuno da Camara Pereira, será editado pela OVAÇÃO. Com o título ‘Lusitânia‘ a nova edição discográfica é aguardada com natural expectativa já que o seu último trabalho ‘Fado à Minha Maneira’ data de finais de 2004. Com produção e arranjos musicais da responsabilidade de Custódio Castelo, o regresso ao bom gosto musical pela voz inconfundível de um dos maiores fadistas nacionais. Nuno da Camara Pereira tem nos últimos anos dividido a sua carreira artística com as funções de Deputado Parlamentar tendo activamente participado na elaboração da legislação sobre a ‘Lei da Rádio’ que visa maior divulgação da música produzida e cantada em Português.
No culminar da promoção deste trabalho, Nuno da Camara Pereira apresentar-se-á ao vivo na Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 30 de Outubro deste ano."
ALINHAMENTO:
01 – Chá Chá Chá P ra Namorar
(L: Artur Ribeiro / M: João Vasconcelos
02 – Lenda das Rosas
(L: João Linhares Barbosa / M: Popular)
03 – Igreja de Santo Estevão
(L: Gabriel Oliveira / M: Joaquim Campos(fado vitória)
04 – Ao Meu Amigo Sincero
(L: Nuno da Camara Pereira / M: Custódio Castelo/Nuno da Camara Pereira – inspirado em texto de José Martin)
05 – Sorte e Amor
(L: Ary dos Santos / M: Custódio Castelo/Nuno da Camara Pereira)
06 – Eu não te Amo, Quero-te
(L: Almeida Garrett / M: Custódio Castelo)
07 – Srª do Monte
(L: Gabriel Oliveira / M: Alfredo Duarte Marceneiro )
08 – Fado rock
(L: Artur Ribeiro / M: António Rebocho)
09 – Sinal da Cruz
(L: Linhares Barbosa / M: Max / Ferrer Trindade)
10 – Papoilas aos ventos
(L: Nuno da Camara Pereira / M: Custódio Castelo)
11 – Fado da Despedida
(L: Nascimento Fernandes / M: Frederico Brito (Fado da Azenha)
12 – Oh Nostalgia
(L: Arlindo de Carvalho / M: Marília Gonçalves)
13 – Rainha Santa
(L: Henrique Rego / M: Georgino de Sousa)
14 – Trova do Vento que Passa
(L: Manuel Alegre / M: António Portugal)